Calote sofrido pelos municipalizados é tema de reunião do SindSaúde-SP com o vereador Hélio Rodrigues
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    23/06/2023

O SindSaúde-SP foi recebido pelo vereador da capital e presidente do Sindicato dos Química de São Paulo, Hélio Rodrigues, na última quinta-feira (22). A direção do Sindicato denunciou ao vereador o calote sofrido pelos(as) profissionais municipalizados(as) da capital, que trabalharam durante as campanhas de vacinação contra Covid-19 aos finais de semana e até o momento não receberam pelas horas que atuaram a mais.

Hélio afirmou que irá entrar em contato com o Ministério Público (MP) para que seja estabelecida uma mesa negociação intermediada pelo MP, e dessa forma não judicializar o processo, na tentativa de evitar a morosidade da Justiça.

Muitos dos(as) trabalhadores(as) foram convocados pela gestão das unidades de maneira informal pelo WhatsApp e, segundo o vereador, esse também será um dos pontos abordados com MP.

Além disso, Hélio informou que fará um seminário para tratar sobre a situação do(a) trabalhador(a) municipalizado(a), que ganham salários inferiores aos dos contratados pelo município e menor ainda dos que são contratados pelas organizações sociais (OS). Além disso, há relatos de muitos casos de assédio sofridos pelos municipalizados(as); de trabalhadores(as) que não tem acesso ao sistema das unidades geridas por OS e acabam sendo cerceados de suas funções.

Campanha Salarial

Pelo SindSaúde-SP participaram da reunião a presidenta Cleonice Ribeiro; a secretária de Igualdades de Oportunidades, Renata Scaquetti; a diretora da região ABC/Mauá, Gilvânia Santana; o diretor da região Centro da capital, Paulo Moura; a diretora região Leste II, Amélia Oliveira; o diretor da região Oeste III, Silas Lauriano; e o diretor da região do Quarteirão, Rubens da Silva.

Os dirigentes do SindSaúde-SP entregaram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023, explicaram sobre os impasses na negociação deste ano. já que não há avanços nas reivindicações e o governo está levando somente no campo da "conversação". Por isso, Hélio se dispôs a propor uma moção de apoio da Câmara Municipal de São Paulo à Campanha Salarial dos Trabalhadores(as) da Saúde Estadual.

Para saber mais sobre esse e demais assuntos, acompanhe nosso site e redes sociais.