Nasce o Fórum Paulista da Reforma Sanitária
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    16/04/2008

O Fórum Paulista da Reforma Sanitária foi lançado no dia 7 de abril em ato público realizado no SindSaúde-SP (Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo). A lista de presença teve assinaturas de 111 participantes, que representaram 27 associações, entidades sindicais, movimentos populares, conselhos profissionais e de saúde.
    Também participaram organizações não-governamentais, instituições, núcleos de pesquisa e, o mais importante: cidadãos interessados em reconstruir um espaço fraterno de debates no nosso campo. O evento, que foi gravado em DVD pelo SindSaúde-SP, teve a participação de Amélia Cohn e Nelson Rodrigues dos Santos como debatedores. A necessidade de repolitizar e qualificar o debate no campo da Saúde Coletiva foi reafirmada em várias intervenções.
    Isso deve se dar num processo de discussão amplo e plural, que aponte os avanços e retrocessos da construção da cidadania, da Reforma Sanitária, do SUS e do enfrentamento das desigualdades, no país e no Estado de São Paulo.
    A próxima reunião ficou agendada para o dia 29 de maio, às 19h, no SindSaúde. Para este dia, foi decidido que não haverá debatedores convidados. A idéia é uma “roda de conversa”, que possa aprofundar o debate sobre a conjuntura política e as políticas de saúde. Assim, haverá maior possibilidade de participação de todos os presentes.
    Devido ao adiantado da hora, não se deliberou sobre o nome do Fórum, devendo esta definição ser realizada no encontro de 29 de maio. Foi agendada reunião para o dia 29 de abril, às 19h, também no Sindsaúde-SP, com o objetivo de avaliar a atividade de 7 de abril e organizar o encontro de 29 de maio.

Formalizaram a adesão ao Fórum, criado em 8 de abril de 2008, as seguintes entidades:
    Abres (Associação Brasileira de Economia da Saúde);
    APSP (Associação Paulista de Saúde Pública);
    Associação dos Servidores do Hospital das Clínicas-SP;
    Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde);
    Cesco-ABC (Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC);
    Comitê Contra a Tortura;
    Conselho Gestor Casa Verde-Cachoeirinha;
    Conselho Municipal de Saúde de Campinas;
    Conselho Regional de Odontologia;
    Conselho Regional de Psicologia;
    Conselho Regional de Serviço Social;
    Cosems-SP (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde);
    Fundação Nacional de Cultura Negra.
    GT-Visa-Abrasco (Grupo Temático de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva);
    Humaniza-SUS;
    Idisa (Instituto de Direito Sanitário Aplicado);
    Movimento de Luta Antimanicomial;
    Movimento Nossa São Paulo;
    Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré;
    Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Paulista;
    SindSaúde-SP (Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo);
    SindSep-SP (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo);
    SinPsi (Sindicato dos Psicólogos do Estado de SP);
    Sitraemfa (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e a Família do Estado de SP);
    União de Movimentos Populares de Saúde;
    Unisanta (Universidade Santa Cecília, de Santos);