28 de junho: Dia do Orgulho LGBTQIAP+
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    28/06/2023

Hoje (28) é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIAP+. Uma data importante para essa população, que ainda sofre preconceito, discriminação e violência por conta da LGBTQIAP+fobia.

Essa data remete ao episódio de violência ocorrido no de 28 de junho de 1969, na cidade de Nova Iorque, quando policiais entraram durante a madrugada no bar Stonewall Inn, famoso entre o público LGBTQIAP+. Nessa época essas pessoas eram consideradas "doentes mentais" pela Associação Americana de Psicanálise.

Várias pessoas foram detidas durante a ação da polícia. Mas houve uma ação de resistência que mobilizou outras pessoas que somaram no protesto, que durou cinco dias. E, um ano depois foi realizada a primeira Marcha do Orgulho LGBTQIAP+, que partiu do bar Stonewall Inn. Atualmente essa marcha é realizada em diversos países, inclusive no Brasil.

Há apenas 30 anos, em 17 de maio de 1990, a homossexualidade foi retirada da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, pela Organização Mundial da Saúde.

O SindSaúde-SP defende os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores LGBTQIAP+ e reitera sua luta contra todas as formas de discriminação e violência no ambiente ocupacional.

Seminário Temático Virtual LGBTQIAP+

Nesta quinta-feira (29), às 18h, o SindSaúde-SP promove a quarta edição do Seminário Temático Virtual, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube. Para celebrar o mês do orgulho LGBTQIAP+ vamos debater a luta pela igualdade de oportunidades dessa população.

A atividade, será mediada pela Secretária de Oportunidades do SindSaúde-SP, Renata Scaquetti; e terá como convidado: Clau Lopes, Coordenador do Coletivo da CUT – Paraná e Conselheiro Nacional LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos; e como debatedor teremos João Luiz Bento, Diretor da Região Sudeste da Capital do SindSaúde-SP.

Para assistir pelo canal do YouTube do Sindsaúde-SP clique aqui.

Clique aqui para assistir pela página do Facebook do SindSaúde-SP.

Para participar via plataforma Zoom, entre em contato com o diretor ou com a diretora de sua região.