Você sabe como reduzir o número de acidentes em seu local de trabalho?
    Autor: SindSaúde-SP
    27/07/2023

Hoje, 27 de julho, é Dia Nacional da Prevenção de Acidente do Trabalho, para os profissionais de saúde, que salvam vidas, é ainda mais importante evitar os acidentes de trabalho. A conscientização dos profissionais e o esforço para aplicar medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores medidas de prevenção.

Contudo, ainda precisamos avançar muito com relação a prevenção e as notificações. A secretária de Saúde do Trabalhador(a) do SindSaúde-SP, Janaína Luna, avalia que uma das formas de prevenção e ter as Comissões de Saúde do trabalhador (Comsats) e as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) eleitas, estruturadas e formadas. “Hoje, a nossa realidade na saúde estadual, são comissões vencidas ou que são eleitas apenas para constar para a fiscalização”, denuncia.

Outro fator apontado por Janaína é a falta de conhecimento dos trabalhadores da importância e do papel das comissões. “Recebemos denúncias, por parte dos(as) trabalhadores(as), que há gestores que criam dificuldades para que a comissão não atue, muitas vezes, com a estratégia de ameaçar o comsateiro ou cipeiro por abandono de plantão, sob a alegação de falta de funcionários, para que os membros das comissões não atuem na fiscalização efetiva. Contudo, se esse profissional estiver bem formado, munido da segurança do conhecimento das leis do trabalho e de como deve ser sua atuação, mesmo que haja esse ou outro tipo de ameaça, sua ação na fiscalização não será impedida”, conclui.

Por isso, se em sua unidade, ainda não há uma Comsat estabelecida ou se houver, e você estiver passando por algum tipo de cerceamento de sua ação para garantir a segurança dos(as) trabalhadores(as), entre em contato com o SindSaúde-SP, por meio de nossa sede, subsedes, diretores e diretoras regionais ou com a secretária de Saúde do(a) Trabalhador(a), que podemos auxiliar na construção de um local de trabalho mais seguro, com Comsats e Cipas que atuem ativamente.