Central Única dos Trabalhadores completa 40 anos, nesta segunda-feira (28)
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    28/08/2023

A Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CUT) completa 40 anos de história nesta segunda-feira, dia 28 de agosto. O SindSaúde-SP parabeniza a todas as trabalhadoras e o todos os trabalhadores que estiveram engajados nos movimentos de resistência, nas lutas e conquistas da nossa central.

A CUT foi fundada em 1983 e desde sua concepção atuou pelas mudanças no país e ajudou a restabelecer e fortalecer a democracia e a soberania. Tornou-se referência nacional e mundial de luta pela classe trabalhadora e, dessa forma, se tornou a maior Central Sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3.960 entidades filiadas, 7,9 milhões de trabalhadores associados e 25,8 milhões de trabalhadores na base.

Trajetória de lutas e conquistas

A CUT nasceu em plena ditadura militar lutando pela redemocratização do país. Como uma organização sindical de massas de caráter classista, autônomo e democrático, seu compromisso foi defender os interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, para organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.

Diante de tantos desafios, a CUT priorizou aumentar a renda dos trabalhadores do país e lutar pela implementação da política de valorização permanente do salário mínimo. Para tanto, organizou, em dezembro de 2004, a primeira Marcha Nacional do Salário Mínimo e conseguiu fazer com que o valor-base para os ganhos salariais de muitas categorias passasse a crescer ano após ano com base no Produto Interno Bruto (PIB) e na inflação, e mais tarde, inclusive com ganho real.

A política de valorização do mínimo foi retomada em 2023, quando o presidente Lula enviou ao Congresso um projeto de Lei, aprovado esta semana, que a torna permanente. Essa política tinha sido extinta nos últimos seis anos, nos governos anteriores que tentaram o golpe contra a democracia.

Celebrações

Para celebrar essa data tão importante para a classe trabalhadora, na manhã desta segunda-feira, houve uma sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), solicitada pelo deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino. Durante os discursos, os dirigentes da CUT destacaram a importância da classe trabalhadora na defesa e manutenção da democracia brasileira.

Ainda no estado de São Paulo, no último sábado (26), os trabalhadores puderam celebrar o aniversário da central com um show da banda Ira. O evento foi realizado na Praia Grande, aberto ao público, entre eles, os delegados e delegadas do 16º Congresso Estadual da CUT-SP (CECUT).

Com informações da CUT e Alesp. Editado pelo SindSaúde-SP