Vítimas de Covid-19 e trabalhadores(as) da Saúde são homenageados durante 16° CECUT
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    29/08/2023

A delegação do SindSaúde-SP e demais trabalhadores(as) da saúde ligados a outros sindicatos foram aplaudidos de pé, durante o 16° Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CECUT) de São Paulo, representando todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores da saúde que atuaram na linha de frente durante a Pandemia de Covid-19. O ato também marcou a homenagem para as mais de 700 mil vítimas da doença.

O CECUT foi realizado entre os dias 25 e 27 de agosto, na cidade de Praia Grande, litoral paulista, e contou com a participação de 800 pessoas, entre delegados, delegadas, inscritos, observadores e convidados. Pelo SindSaúde-SP foram 18 delegados(as), entre eles, os coordenadores regionais da CUT e os membros da direção da Central, além de cinco observadores.

Durante os três dias de evento, foram discutidas pautas importantes para a ampliação da defesa pelos(as) trabalhadores(as), não só em relação às reivindicações trabalhistas, mas também em questão sociais, que tem impacto no dia a dia dos trabalhadores e de suas famílias.

Entre os assuntos discutidos estavam o fortalecimento da negociação coletiva, o projeto de comunicação popular por meio das Brigadas Digitais, a tegulamentação das plataformas digitais e os impactos das reformas administrativa, fiscal e tributária.

A 16º edição do Congresso, sob o slogan “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”, ocorre em num momento de esperança no Brasil, a partir da eleição de Lula, com a retomada do diálogo entre o governo federal e a classe trabalhadora. Ao mesmo tempo, a necessidade de luta em defesa das empresas públicas paulistas, ameaçadas pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O congresso é uma oportunidade da base cutista no estado, formada por mais de 300 sindicatos, discutir os rumos da Central para os próximos quatro anos, apontando as estratégias de luta da classe trabalhadora a partir da conjuntura política atual.

Além disso, foi eleita a nova direção da entidade, que será responsável pelo projeto discutido pelos delegados e delegadas para a gestão 2023-2027. O vice-presidente do SindSaúde-SP, Hélcio Marcelino, foi eleito secretário de Organização e Política Sindical e o novo presidente da CUT-SP será o químico Raimundo Suzart.

Com informações da CUT-SP e com a colobaração de Ana Cristina Manente, membro do Coletivo de Comunicação do SindSaúde-SP