Nota de pesar: Jacilene Maria da Silva
    Autor: Redação do SindSaúde-SP
    05/09/2023

com pesar que o SindSaúde-SP informa o falecimento da grande companheira Jacilene Maria da Silva. Uma mulher forte, muito ligada à família, que dedicou sua vida a cuidar das pessoas, entre eles, os(as) profissionais da Saúde. “Ela era uma pessoa maravilhosa, com um coração que não tem tamanho. Estou perdendo uma grande amiga, que vai deixar boas recordações. Pois o que fica são as ações que ela realizou e tenho certeza que ela vai está muito bem do outro lado da vida”, lamenta Cleonice Ribeiro, presidenta do SindSaúde-SP.

O velório da companheira Jacilene será amanhã (6), às 13h30, no Cemitério Memorial Jardim da Cascata I, em Francisco Morato, cidade onde ela vivia. O sepultamento será às 15h, no mesmo local.

Infelizmente, Jacilene sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e após alguns dias de internação não respondeu aos estímulos, mesmo sem sedação. A morte encefálica foi confirmada após diversos exames, que seguiram os protocolos determinados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Seus órgãos foram doados por decisão da família. “Jaci continua cuidando da saúde das pessoas mesmo em sua partida. Que os anjos de luz estejam com ela”, escreveu Maria de Faria, presidenta do Dieese e dirigente do SindSaúde-SP.

Jaci, como era chamada carinhosamente por todos, foi dirigente do Sindicato desde a gestão de 2004, ano que iniciou o trabalho como diretora regional. Quando se aposentou da luta em defesa dos(as) profissionais da saúde, em 2021, era secretária de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores. Posto no qual exerceu uma importante função na composição das Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipas) e Comissão de Saúde do Trabalhador (Comsats) por equipamentos em todo o estado de São Paulo.

“Tive a grande oportunidade de conhecer o trabalho desta lutadora, que nos ajudou com duas SIPAT [Semana Interna de Prevenção de Acidentes] aqui no Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto e também com alguns problemas que tínhamos aqui na unidade, que prejudicavam as trabalhadoras e os trabalhadores”, relatou João Pedro de Faria, trabalhador da saúde, que completou: “Quando falo que temos história, me inspiro em pessoas como a companheira Jaci. Semeamos para que frutifique e possa formar um grande pomar, para nos alimentarmos das frutas. Enquanto existirmos, é preciso semear e cuidar para que renasça árvores dispostas a dar frutos da nossa luta. Companheira Jacilene, presente!”

Janaína Luna, atual secretária de Saúde do Trabalhador do SindSaúde-SP, também destacou que ela teve um papel importante na formação dos(as) trabalhadores(as). “Foi ela quem trouxe a dra. Margarida Barreto para falar sobre a saúde mental dos profissionais por conta do assédio moral, no trabalho e a dra. Telma Nery para tratar sobre o adoecimento dos profissionais da extinta Sucen, por conta da exposição aos agrotóxicos por longos períodos”, lembrou.

Seu legado na defesa da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras da Saúde, não será esquecido.

Jacilene, presente!