Em audiência, SindSaúde-SP defende permanência dos profissionais no Hospital Nestor Goulart Reis
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    15/09/2023

Em audiência pública, o SindSaúde-SP defendeu a permanência dos profissionais no Hospital Nestor Goulart Reis, localizado na cidade de Américo Brasiliense, diante do risco de privatização da gestão do serviço. Além disso, tratou do impacto negativo que a entrada da Organização Social (OS) pode causar para a assistência à população.

O debate foi sendo promovido pela Câmara Municipal de Araraquara, na última quinta-feira (14), e contou com a participação da deputada estadual Márcia Lia (PT), que compôs a mesa ao lado de Gervásio Foganholi, secretário de Administração e Finanças do SindSaúde-SP.

Também estiveram presentes pelo Sindicato, o diretor da região de Araraquara, Denilson Tochio; o secretário de Formação, Alexandre Senna; o secretário-adjunto de Assuntos Jurídicos, André Diniz; o secretário de Políticas e Gestão em Seguridade Social, Ricardo de Oliveira; e o diretor da região de Ribeirão Preto, Edson Fedelino.

Entenda

O Nestor, hospital referência no tratamento de tuberculose que fica localizado na cidade de Américo Brasiliense (próximo à Araraquara), poderá ser administrado pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), organização social ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP), que já faz gestão do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que fica ao lado do Nestor.

Com isso, os(as) profissionais serão transferidos para outras unidades, sendo que a mais próxima está a mais de 80 km, que é o Hospital Santa Tereza, em Ribeirão Preto.

O impacto da mudança de unidade, além de afetar a rotina desses profissionais, causará perda salarial, pois a insalubridade é cortada até que se faça a nova avaliação no local para onde foram transferidos. Sem contar que após a avaliação, o valor também pode ser reduzido levando em conta que esses trabalhadores recebem, atualmente, o grau máximo de 40%.

Para sanar parte dos problemas que podem ser causados com o processo de terceirização, os(as) trabalhadores(as) reivindicam que o governo do estado mantenha os profissionais no Nestor exercendo as atividades que desenvolveram expertise.

Na última reunião com representantes do governo do estado, realizada de forma virtual, no dia 6 de setembro, o SindSaúde-SP cobrou pela permanência dos profissionais. Na ocasião, a Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS) se comprometeu em levar a proposta para o Secretário de Saúde.

O SindSaúde-SP é contra o processo de privatização da gestão dos serviços de saúde, que está avançando cada vez mais no governo de Tarcísio de Freitas, e defende que haja a abertura de concurso público para a contratação e reposição do quadro funcional, que devido ao descanso deste governo e dos anteriores foi sendo reduzido prejudicando o atendimento e a assistência à população, além de sobrecarregar os profissionais que continuam na ativa na unidade.

Veja as fotos da audiência pública em nossa págima do Facebook:

Ou assista, a audiência na íntegra no Youtube da Câmara Muncipal de Araraquara: