Periferia toma conta: literatura e debate sobre favelas são destaques no final de semana
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    22/09/2023

Crédito Imagem: Marcos dos Santos

Você já parou para pensar como as trabalhadoras e os trabalhadores da saúde se dedicam às suas funções? Não apenas por meio de jornadas exaustivas e do envolvimento ininterrupto com a defesa da vida, mas também no estudo constante para que possam realizar as atividades em constante atualização.

Por isso, o tempo de descanso e dedicado ao lazer se torna fundamental para o equilíbrio e, portanto, cultura é uma questão de saúde para a categoria.

De olho nisso, o SindSaúde-SP inaugura nesta semana o “Sextou com o SindSaúde-SP”, uma coluna semanal de dicas culturais que trará toda sexta-feira indicações de filmes, livros, peças de teatro, exposições e outras manifestações artísticas para nosso povo curtir o final de semana.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP e conta com a participação de todas e todos para divulgar atividades em todo estado.

Participe! Mande sua dica para [email protected].

Vem com a gente!

LITERATURA
    Sarau do Binho promove Feira Literária na Sul

A 8ª edição da Feira Literária da Zona Sul (FELIZS) termina neste sábado com uma série de eventos em espaços públicos e independentes de cultura e educação no Campo Limpo, Capão Redondo e Jardim São Luís.

A partir do tema "Arte e Educação —Travessias e Outras Margens", o encontro abordará a interação entre escolas e espaços periféricos e receberá mais de 60 editoras independentes.

O público poderá acompanhar oficinas, peças teatrais, encontros com autores e apresentações de poesia, grafite e shows como o do grupo de rap Záfrica Brasil, que toca no sábado, às 19h20, na Praça do Campo Limpo.

8ª edição da Feira Literária da Zona Sul (FELIZS)
    Onde:
    acesse o site do evento para conhecer os espaços onde acontece a feira
    DEBATE
    Seminário discute favelas e questões territoriais

Chegou o final de semana e está com abstinência de debates? Seus problemas acabaram! No Museu das Favelas, o “1º Seminário de Pesquisa Favela é o Centro” reunirá lideranças comunitárias, acadêmicos, economistas e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) para discutir políticas voltadas a esses territórios.

No sábado, o público também poderá ter acesso a obras produzidas pela livraria Suburbano Convicto, especializada em literatura marginal, que terá um stand das 12h às 17h no local.

1º Seminário de Pesquisa Favela é o Centro
    até 23 de setembro
    Onde: Museu das Favelas (Avenida Rio Branco, 1269 - Campos Elíseos – São Paulo)
    Quanto: Grátis (inscrições aqui)

CIRCO
    Vai ter palhaçada em Pirituba

Por mais um mês, o Circo de Teatro Tubinho (@teatrotubinho) fará apresentações na lona montada na Vila Jaraguá, em Pirituba, zona Noroeste da cidade de São Paulo.

Aos sábados e domingos, os mais de 40 artistas que compõem a companhia realizam espetáculos itinerantes, teatrais cômicos, infantis e dramáticos com variadas poéticas e linhas estéticas.
    Os ingressos são gratuitos e o público é convidado a doar 1 quilo de alimento não perecível para doação a uma instituição localizada no bairro.

Circo de Teatro Tubinho
    até 22 de outubro
    Onde: Estrada Turística do Jaraguá, 840
    Quanto: grátis

MÚSICA
    Festival de jazz e chorinho agita Ribeirão Pires

Acontece neste domingo (24), na região do Grande ABC, a 1ª edição do Ribeirão Pires Choro Jazz Festival. O encontro é um convite a quem gosta de música instrumental e reunirá músicos conceituados como o Trio Corrente, vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz em 2014.

Além disso, o público também terá acesso a intervenções artísticas com dança e pintura ao vivo, gastronomia e artesanato. A entrada é gratuita e os shows acontecem no Paço Municipal da cidade.

1ª edição do Ribeirão Pires Choro Jazz Festival.
    domingo, a partir das 11h
    Onde: Paço Municipal de Ribeirão Pires

FESTA
    Festival da Lua Chinês leva cultura oriental à 25 de março

Outro encontro que acontece pela primeira vez na capital paulista é o Festival da Lua Chinês, que unirá cultura, tradição e comidas do país na 25 de Março, tradicional rua de comércio na região central paulistana.

A festa tem raízes na Dinastia Tang, quando os chineses começaram a celebrar a relação entre a lua, as estações do ano e a colheita, e ocorre para agradecer pela abundância na estação em que a lua está mais brilhante e redonda.

1º Festival da Lua Chinês
    Sábado (23), das 10h às 20h, e domingo (24), das 10h às 18h
    Onde: Rua 25 de Março – Sé – São Paulo

ENCONTROS
    Virada Sustentável ocupa SP com mais de 800 atividades gratuitas

Com mais de 800 atividades, a 13ª Virada Sustentável acontece em São Paulo até este domingo para discutir questões como consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular e responsabilidade socioambiental.

O maior festival de sustentabilidade do país, realizado pela prefeitura paulistana em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e outras instituições, trará debates, apresentações artísticas, performances e uma feira de arte indígena e quilombola.

Dentre os shows, o público poderá assistir a Espetacular Charanga do França, que se apresenta no sábado, às 17 horas, no Parque Villa-Lobos (Avenida Queiroz Filho, 1205 – Vila Hamburguesa - São Paulo).

13ª Virada Sustentável
    Quando
    : até 24 de setembro
    Onde: consulte os locais no site do evento (https://www.viradasustentavel.org.br/)