CultCom reúne iniciativas de cultura e comunicação produzidas das periferias de São Paulo
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    29/09/2023

Crédito Imagem: Marcos dos Santos

O SESC Campo Limpo recebe neste final de semana o CultCom, evento é realizado pela Pauta Periférica, especializada conteúdo multimídia popular e periférico do Capão Redondo, na periferia paulistana e responsável pelo podcast Manda Notícias.

O objetivo do encontro é promover diálogos que fortaleçam as produções culturais, potencializando as narrativas locais, personagens fundamentais na promoção da cultura das bordas da cidade.

Além dos debates, o Cultcom também promoverá shows.

Se liga no que rola no sábado.

CultCom
    Domingo (1º) – 12h às 18h
    Onde: Sesc Campo Limpo
    Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 –  Campo Limpo
    Dicas: Show Hip Hop Soul – 17h – Finu du Rap e Kelly Neriah + convivados especiais
    Bate-papo Hip Hop É Compromisso – 14h30 – Lino Krizz e Gaspar Z´Árica
    Programação completa em https://www.instagram.com/cultcom_/

LITERATURA
    Obra lembra que a alegria também é uma forma de luta

O jovem advogado Diogo de Sant´Ana partiu cedo, aos 40 anos. Nascido na periferia paulistana e formado pela Universidade de São Paulo (USP), foi uma figura cativante e inspiradora no papel de formação de ao menos duas gerações de militantes. Mas, principalmente, personalidade ativa em defesa de um mundo mais justo e democrático.

Com a biografia “A alegria é uma responsabilidade política”, Camilo Vannuchi conta a história do homem que morreu em 31 de dezembro de 2020 em um acidente no bairro da Lagoa, em Florianópolis (SC), mas deixou muitas histórias. Como a criação, em 2010, quando trabalhava no governo federal, do programa Pró-Catador para auxiliar trabalhadores e trabalhadoras que ganham a vida com a reciclagem.

“Uma pessoa que tinha o coração do tamanho do coração do Diogo não morre nunca. Pode ter certeza de que as ideias do Diogo e os ideais do Diogo estão perambulando na cabeça de cada catador e cada catadora. Toda vez que um companheiro estiver fragilizado, toda vez que um companheiro sentir que as coisas não estão dando certo, em vez de desistir, pense no Diogo, e ganhe a energia necessária para continuar trabalhando”, define o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no prefácio da obra.

A alegria é uma responsabilidade política
    Autor: Camilo Vannuchi
    Prefácio: Luiz Inácio Lula da Silva
    Quanto: R$ 60

MÚSICA
    Projeto Meninos e Meninas de Rua celebra 5 décadas de Hip Hop

Mesmo ameaçado por despejo após a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, em resposta ao pedido de desocupação da prefeitura de São Bernardo do Campo, o Projeto Meninos e Meninas de Rua segue firme na resistência e produção cultural em um espaço localizado na região central da cidade.

Nesta sexta-feira (29), a organização sedia o encontro “Elas em cena – 50 anos do Hip Hop”, que receberá Charis Lady, Thais Aguiar, Conceição de Maria Machado, Dj Carla Maria, Essência Black, Lenice Moura, Jacque Cipriany, MC Tizz, Deliriumx, Silvia Medeiros e Mary Black, DJ Mariah e muito mais.

Oportunidade única para conhecer a luta de quem é referência na defesa de jovens e adolescentes em situação vulnerável na cidade, enquanto curte um som.

Elas em cena
    Show com MCs e DJs mulheres do Hip Hop
    Quando: Sexta-feira (29) – 19h
    Onde: Projeto Meninos e Meninas de Rua
    Rua Jurubatuba, 1610 – São Bernardo do Campo – Centro
    Quanto: grátis

Para sambar sem saber com quem

No domingo (30), o Centro Cultural Perdizes recebe a 2ª edição do Samba Secreto. A divertida proposta parte da reunião de grandes partideiros convidados com nomes que o público só conhecerá no momento. O que a gente já sabe é que verá grandes shows de Nega Núbia Olliveira e Su Barreto.

2º Samba Secreto

Quando: Domingo (1º) – 12h às 20h
    Onde: Centro Cultural Perdizes
    Rua Cardoso de Almeida, 1447 – Perdizes – São Paulo
    Quanto: Entrada gratuita – 1kg de alimento não perecível até 14h
    Entrada solidária – R$ 10 + 1kg de alimento não perecível
    Entrada cheia – R$ 10
    Crianças até 14 anos e idosos acima de 60 anos não pagam

FEIRA
    Expo Longevidade discute envelhecimento com qualidade de vida

Para celebrar o 1º de Outubro, Dia Internacional do Idoso, a prefeitura de São Paulo promove o 5º Expo Longevidade, no  Pavilhão Amarelo da Expo Center Norte.

O maior encontro dedicado ao público idoso no país receberá nomes como o jornalista Marcelo Rubens Paiva e a sambista Leci Brandão para debates e palestras que discutirão os desafios em áreas como saúde e inclusão social.

A atividade contará ainda com shows de nomes como Demônios da Garoa e Sandra de Sá

5º Expo Longevidade
    Quando:
    Sexta (29) a domingo (1º)
    Onde: Pavilhão Amarelo da Expo Center Norte
    Av. Otto Baumgart, 1000 - Vila Guilherme, São Paulo
    Quanto: grátis

TEATRO
    Peça questiona como Internet deu fôelego ao neofascismo e à estupidez

A peça “Violência Idiota” aterrisa no Atelier Cênico, no centro de São Paulo, nesta sexta (29) e sábado (1º). A obra retrata um grupo de anônimos, em completa simbiose com as máquinas, dentro de uma central operacional duvidosa que não consegue mais distinguir o que está online do que está offline.

A partir dessa realidade, eles criam produções audiovisuais estúpidas em busca de cada vez mais riso, gozo e catástrofes.

A apresentação, produzida pelo Comitê Cibernético de Práticas Analógicas, fundado em 2022, que busca mesclar a linguagem teatral e audiovisual, partiu do questionamento sobre por que, a partir da década de 2010, a internet criou comunidades políticas dispostas a dar novo fôlego para fantasias de teor nazifascistas?

Violência Idiota
    Quando:
    Sexta (29) e sábado (30) – 19h30 | Domingo (1º) – 18h.
    Onde: Atelier Cênico
    Rua Fortunato, 241, Vila Buarque.
    Quanto: Grátis