1º de Maio: CUT comemora seus 25 anos em defesa dos trabalhadores, reivindicando Redução da Jornada
    Autor: CUT
    17/04/2008

Desta vez a comemoração será no autódromo de Interlagos, zona sul da capital

Em homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores, celebrado em dia 1º de maio, a CUT promove tradicionalmente atos e atividades culturais e educativas em todo o país. Em São Paulo, a Central prepara uma surpresa para os trabalhadores e sua família. Neste ano a comemoração será no autódromo de Interlagos – Zona Sul da capital, das 11h às 18h. No ano passado, o evento foi realizado na região central, entre as Avenidas São João e a Ipiranga e reuniu cerca 800 mil pessoas.

Outra novidade é que, simultaneamente ao evento em Interlagos, também acontecerão grandes atos com shows populares em São Bernardo do Campo, Guarulhos e no Centro de Tradições Nordestinas – localizado na Zona Norte.
    “Como nos anos anteriores, vamos proporcionar às famílias dos trabalhadores sete horas de shows ao vivo, com artistas queridos pelo público, e convocaremos a população a lutar junto conosco pela redução da jornada de trabalho, sem redução nos salários, que, além de poder gerar mais empregos, oferecerá uma maior qualidade de vida”, afirma o presidente da CUT/SP, Edílson de Paula. O conhecido mega-evento da CUT nos últimos quatro anos reuniu cerca de quatro milhões de pessoas, sendo um milhão por evento.

Como estratégia de divulgar esta histórica bandeira de luta, a CUT reforçará a importância do Abaixo-Assinado da Campanha Nacional, que reivindica a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de emenda constitucional nº 393/01 que determina a redução de 44 horas para 40h semanais, sem redução nos salários. A CUT em conjunto com as demais Centrais Sindicais assumiram um compromisso em coletar mais de 1 milhão de assinaturas até 28 de maio. A idéia é entregar este documento ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.

Neste clima de reflexão e lutas, a CUT também comemorará seus 25 anos de fundação, e relembrará momentos marcantes da sua história, que vão desde a luta pelas eleições por Diretas Já ao processo de democratização do Brasil.
    Serão convidadas autoridades do universo político, acadêmico e sindical. Na abertura do tradicional ato político, o maestro João Carlos Martins, será o regente da sua orquestra Bachiana Jovem que tocará o hino nacional brasileiro.

Mega-estrutura

O trabalhador e a sua família vão usufruir de uma mega infra-estrutura no Autódromo de Interlagos. O palco terá mais de 600 metros quadrados de área, o som, potência de 200 mil watts, tudo mergulhado em 300 mil watts de iluminação cênica. Serão instalados três grandes telões, de 24 metros quadrados cada, em locais estratégicos, nas laterais do espaço reservado ao público. A Polícia Militar, como nos anos anteriores, fará a segurança no local. A infra do evento ainda conta com postos médicos e ambulâncias (UTIs), além de quatro caminhões pipa, abastecidos com água potável, para distribuição gratuita ao público. Também haverá uma ampla Praça de Alimentação. O investimento total desta mega-estrutura foi de R$ 2,5 milhões.

Leonardo, Daniel, Leci Brandão, Tradição e Saia Rodada são alguns dos shows ao vivo

O público curtirá no 1º de maio da CUT no autódromo de Interlagos sete horas de shows ao vivo com grandes artistas da música popular brasileira. Estão entre as principais atrações: Cia do Calypso, Banda Domínio, César Menotti e Fabiano, Guilherme e Santiago, Pedro e Thiago entre outros. Diariamente, a Assessoria de Imprensa do 1º de Maio da CUT informará os principais acontecimentos do mega-evento do Dia Internacional dos Trabalhadores.