Sindicato unido e forte
desde 1989


    SindSaúde-SP promove o Seminário Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o funcionalismo público da saúde nesta sexta-feira (6)
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    04/10/2023

    Crédito Imagem: Marcos dos Santos

    Para debater como o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) pode contribuir para a geração de empregos de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS), o SindSaúde-SP promove o Seminário CEIS e o funcionalismo público da saúde, nesta sexta-feira, 6 de outubro, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo nosso canal do Youtube e em nossa página do Facebook.

     

    Para discutir o assunto, o Sindicato convidou como palestrantes Rodrigo Souza Leite, coordenador-geral de Serviços, Informação e Conectividade no Departamento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde; Carlos Octavio Ocké-Reis, técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Marcelo Manzano, professor de Economia do Trabalho da Unicamp; Aroaldo Oliveira da Silva, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da IndustriALL-Brasil; e Osvaldo Bezerra, o Pipoka, diretor do Sindicato dos Químicos de São Paulo e membro do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS) do governo federal.

     

    A abertura do evento será realizada pela presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro e pela secretária-geral do Sindicato, Célia Regina Costa, que também irão coordenar o debate.

     

    Outros convidados ligados ao tema do trabalho no serviço público e à indústria, como pesquisadores, sindicalistas, representantes das confederações e federações irão participar de forma virtual e na plateia na sede do SindSaúde-SP. O público em geral poderá participar com perguntas e comentários pelos chats das redes sociais.

     

    CEIS e o funcionalismo

    Durante o período da pandemia de Covid-19 foi notória a necessidade de se investir em uma indústria nacional voltada para o setor da Saúde. Os insumos importados eram escassos e a falta de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) deixou população e os(as) trabalhadores(as) da saúde ainda mais expostos aos riscos do Coronavírus.

     

    Os equipamentos utilizados nos hospitais para o atendimento à população, também eram importados e não atendeu à demanda imediata do estado de calamidade no qual enfrentamos.

     

    Por conta desse cenário, ainda durante o governo negacionista, o SindSaúde-SP iniciou o debate sobre a importância do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) no Brasil, pois o Sindicato já entendia que o tema seria de extrema relevância para o desenvolvimento econômico nacional e também por defender que essa pauta fosse tratada com o intuito de desenvolver e avançar nas pesquisas em tecnologia nacional e na qualificação profissional.

     

    O SindSaúde-SP defende que esse movimento no campo da política industrial seja acompanhado de um fortalecimento do SUS, como forma de melhorar os serviços públicos de saúde e da gestão do trabalho na saúde pública.

     

    “Este seminário será um aprofundamento da discussão iniciada pelo SindSaúde-SP durante o 13º Congresso, realizado em novembro de 2022”, explicou Célia Regina Costa e completou: “O governo Lula assumiu o compromisso de desenvolver esse setor ao criar uma Secretaria dentro do Ministério da Saúde e um Grupo de Trabalho, pois sabemos que a indústria brasileira pode e deve assumir esse papel de protagonismo, mas também queremos discutir um modelo do CEIS que tenha uma contrapartida social e que Estado assuma o compromisso com os trabalhadores do SUS.”










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não