Sem funcionalismo público não há igualdade, desenvolvimento e qualidade de vida
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    27/10/2023

Quando o mundo se deparou com a pandemia de Covid-1, diversas(os) trabalhadoras(es) se colocaram em risco para impedir que a sociedade entrasse em colapso. A grande expectativa é que relações mais justas dessem lugar ao modelo que vínhamos adotando até então.

Mas não foi o que se viu na prática, quando o coronavírus passou a ser controlado a partir dos esforços de homens e mulheres da área de saúde e da implementação das vacinas, distribuídas no Brasil devido ao grande apelo social, por conta do cenário colocado pelo então governo negacionista do inelegível Jair Bolsonaro (PL).

Mesmo com a morte de mais de 4.500 profissionais do segmento, sendo a maioria, 70%, auxiliares ou técnicos de enfermagem, a valorização não chegou e o mínimo necessário, o pagamento do piso, ainda não se tornou uma realidade no país.

Mesmo diante de tamanho sacrifício, o governo do estado de São Paulo respondeu à dedicação dos profissionais da saúde com desrespeito, sendo a única categoria a ficar de fora do pagamento da Bonificação por Resultados. Enquanto, os demais profissionais que puderam trabalhar na segurança de seus lares receberam o adicional, aqueles que estavam expostos, que viram seus colegas morrerem um a um pela Covid-19, não tiveram nenhum tipo de reparação financeira.

Mesmo diante de tamanhas mazelas, foi o funcionalismo público que cuidou, tratou e garantiu a sobrevivência de milhares de brasileiros que foram para os hospitais acometidos pela Covid-19 e é o funcionalismo que público da saúde que está trabalhando para dar conta da demanda que ficou represada durante a pandemia.

Neste 28 de outubro, Dia Nacional do Funcionalismo, o SindSaúde-SP convoca cada brasileiro e brasileira a lutar por um serviço público de qualidade e pelas trabalhadoras e trabalhadores que compõe todo o funcionalismo público. A saúde, a educação, a segurança e tantos outros serviços para todos e garantidos pelo Estado são o que garante um país mais justo, igualitário e capaz de permitir o acesso às mínimas condições para uma vida justa e digna.

Essa é uma batalha de todos e, por isso, convocamos você também a integrar essa frente. Baixe nosso tema para as redes sociais e mostre que também é favorável a essa mobilização.

Clique aqui para subir o tema de apoio ao funcionalismo em suas redes sociais: https://bit.ly/3FB0Qh2

Sem funcionário(a) pública(o) não tem saúde para todos. Sem funcionário(a) pública(o) não tem educação para todos. Sem funcionário(a) pública(o) não tem jJustiça. Sem funcionário(a) pública(o) não tem democracia.