Terceirização dos laboratórios: Secretário da Saúde atendeu convocação da Comissão de Saúde
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    23/04/2008

O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, compareceu ontem (22/04) à Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a terceirização dos laboratórios estaduais.

O secretário fez um relato sobre o processo de terceirização no estado e respondeu a diversos questionamentos apresentados por deputados da Comissão, entidades sindicais do setor e médicos do Instituto Emílio Ribas.

O Sindsaúde-SP questionou a terceirização para uma Organização Social de Saúde que não tem experiência em serviços laboratoriais. O Secretário confirmou essa informação: “É verdade que a Organização Bandeirantes não é especializada em prestar serviços laboratoriais. Mas a lei diz que a organização precisa ter serviço de saúde há mais de cinco anos. Isso ela tem". Sobre a execução dos exames por empresa privada, sem licitação, o secretário disse que desconhece o laboratório privado que realiza os exames, informando que a Secretaria escolheu a OSS que é quem escolhe o laboratório para executar os serviços.

Com relação ao laboratório do Instituto Emílio Ribas, o secretário afirmou que, como nos demais hospitais, foram terceirizados somente os exames de rotina. Porém mostrou desconhecimento dos problemas gerados pela terceirização, relatados por médicos do Instituto.

Desde que o Sindsaúde-SP apresentou o Dossiê sobre as Terceirizações à Assembléia Legislativa, no final do ano passado, a Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), tem convocado o secretário para prestar esclarecimentos. Durante a reunião, o presidente da Comissão reclamou da postura do secretário que se desculpou no final: "Se tive atitude indelicada, peço desculpas. Nunca tive essa intenção".

O Sindsaúde-SP solicitou à Comissão cópia da reunião para disponibilizar aos interessados.