CUT-SP realiza ato para lembrar vítimas de acidente de trabalho
    Autor: CUT-SP
    25/04/2008

A Central Única dos Trabalhadores, em parceria com outras centrais sindicais, promoverá nesta segunda-feira (28), a partir das 12h, na Praça Ramos, uma manifestação em memória das vítimas de acidentes de trabalho no Brasil e no mundo.

Após a mobilização diante do Teatro Municipal, na região central de São Paulo (leia abaixo a programação), acontecerá um ato solene na Assembléia Legislativa do Estado (Alesp), às 19h, com participação das entidades dos trabalhadores, representantes do poder público e parlamentares.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu 28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data faz referência à morte de 78 trabalhadores, em 1969, que perderam a vida após a explosão de uma mina nos Estados Unidos.

Neste ano, o tema das manifestações será “Redução da Jornada de Trabalho é mais saúde para o trabalhador”. As pessoas que estiverem na região da mobilização poderão assinar o abaixo-assinado da Campanha Pela Redução de Jornada Sem Redução de Salário.

“Será mais um importante passo da CUT pelo direito à saúde e contra os acidentes que afetam milhares de trabalhadores. Novamente mostraremos a importância de conscientizar a sociedade sobre esse grave problema que não rende editorial nos jornais quando esses tratam do mundo do trabalho”, criticou Edílson de Paula, presidente da CUT-SP.

Historicamente, a entidade defende a melhoria no ambiente de trabalho para evitar que 2.800 trabalhadores – entre aquelas com vínculo formal – morram vítimas de acidentes de trabalho no Brasil, conforme aponta a OIT.

Programação:
    12h00 as 15h00
    Coleta de assinaturas do abaixo assinado pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, panfletagem e shows musicais

Ato Solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo