Seu 13º salário é uma conquista da luta dos sindicatos!
    Autor: CUT-SP e redação SindSaúde-SP
    30/11/2023

Crédito Imagem: Divulgação

Hoje, 30 de novembro, é data limite para receber parcela única ou a 1ª parte do 13º salário. Neste ano, o benefício irá injetar na economia brasileira cerca de R$ 291 bilhões, de acordo com o Dieese.

E é sempre bom lembrar que a gratificação de Natal só existe graças a luta dos sindicatos após muitas revoltas nos chãos das fábricas iniciadas ainda nos anos 1920. Nos anos seguintes, somente poucas empresas concediam o abono, que era negociado individualmente pelos sindicatos.

Até que em 1962, em meio a muitas mobilizações e até greve gerais, o presidente João Goulart teve que instituir uma lei tornando o benefício nacional. E como não era de se esperar, a imprensa na época dizia que o "13º seria desastroso para o país". Hoje, o discurso é o mesmo sempre que envolve algo para os trabalhadores e as trabalhadoras.

O SindSaúde-SP reforça que não existe direito das trabalhadoras e dos trabalhadores sem luta e sem um sindicato que organize a categoria. E essa luta, de maneira geral, será considerada pela grande imprensa, pelo governo e pelo empresariado como algo ruim, que vai acabar com economia do país.

Não se deixe enganar! Sem sindicato não haveria 13º, nem férias remuneradas, nem seguro-desemprego, nem horas-extras e nem negociação todos anos em busca de valorização salarial e profissional.

Fortaleça seu sindicato! Filia-se ao SindSaúde-SP.