DELEGADOS(AS) SINDICAIS DE BASE
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    28/04/2008

Emoção, garra e entusiasmo num encontro cheio de boas motivações.

Estiveram reunidos na cidade de Cajamar/SP, nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2008, delegados e delegadas sindicais de base de diversos locais de trabalho do estado para participar do curso piloto de Negociação Coletiva no Local de Trabalho.

O curso foi ministrado pelo Dieese e organizado pela Secretaria de Formação do Sindicato, onde foi possível refletir, praticar e debater assuntos que envolvem o tema da Negociação Coletiva no Local de Trabalho através de textos, informações conceituais e exercícios de simulação de mesa de negociação.

Além do conteúdo programado e desenvolvido pelo curso, foi possível estabelecer uma importante integração entre os 42 cursistas participantes, das unidades do interior e da capital, cada qual com sua experiência e seus desafios enfrentados no local de trabalho.

Para a companheira Maria Aparecida Cornacine (Cidinha), secretária de Formação do Sindicato, esta parceria com o Dieese serviu para instrumentalizar o Sindicato no sentido de aprimorar a experiência para os próximos módulos. “Toda a direção do SindSaúde-SP está muito empenhada em atender as necessidades de formação da categoria, esse não é um mérito exclusivo da Secretaria de Formação. Existe na direção do Sindicato uma atenção muito especial aos delegados e delegadas sindicais de base que enfrentam no dia a dia as mais variadas formas de pressão nos locais de trabalho. Esse é um pequeno passo de muito que ainda temos pela frente” – entusiasma-se Cidinha nesse novo momento.

Falando em novo momento, este módulo do curso também foi marcado por dois episódios de grande emoção e alegria. A emoção ficou por conta da despedida do nosso companheiro assessor de formação Newton Basile, que está dando entrada na sua aposentadoria junto ao Sindicato, mas que em hipótese alguma está se aposentando da formação e da luta. Com a voz embargada pela emoção após receber homenagem e presentes dos participantes do curso, falou o companheiro Newton:

“Caros Companheiros, é com muita emoção que me despeço do SindSaúde-SP em um curso com os delegados das comissões sindicais de base. Aprendi muito com vocês as fortalezas e as debilidades dos trabalhadores públicos e as políticas públicas ficaram claras para mim(...) me armaram para colaborar com os trabalhadores na busca por uma outra sociedade em que a equidade, a universalidade não sejam só a orientação do serviço público de saúde mas de toda a produção necessária à celebração da vida. Uma sociedade de trabalhadores para trabalhadores(...) Até breve. Viva a classe trabalhadora! Viva os militantes das Comissões Sindicais de Base!”

A alegria ficou por conta da apresentação do companheiro Pérsio Plensack ‘novo’ assessor de formação do Sindicato. Formado em Arte Educação e Pedagogia, o companheiro já foi no passado assessor de formação do SindSaúde-SP e está voltando depois de ter trabalhado junto à Escola Sindical da CUT/SP e assessorado na formação de diversas categorias no âmbito da CUT. “Volto ao SindSaúde-SP depois de 10 anos, numa conjuntura muito diferente, mas com desafios muito semelhantes. Aqueles que outrora eram delegados sindicais de base, hoje são membros da direção do Sindicato e dos 42 delegados sindicais de base participantes deste curso,eu não conhecia ninguém, o que prova que o SindSaúde-SP manteve ao longo desses anos o investimento na renovação e na garantida da oportunidade e do estímulo à participação dos trabalhadores e das trabalhadoras nos locais de trabalho. Sinto-me muito acolhido tanto pela militância quanto pela direção e funcionários do Sindicato, o que me motiva ainda mais para contribuir no processo permanente de formação.” – comenta o companheiro Pérsio.

Para Cidinha, se faz necessário o ‘redesenho’ de um plano de formação que seja capaz de atender as resoluções do congresso, o planejamento da direção, a vontade dos trabalhadores e as novas demandas colocadas pela conjuntura. “O Governo Serra, tem jogado pesadamente contra os trabalhadores, o desmonte da saúde através das terceirizações tem sido uma afronta para todos nós. Mas isso não nos desestimula, ao contrário, isso nos torna ainda mais unidos e fortes do sentido de buscar estratégias de luta para obter nossas conquistas imediatas e históricas na defesa dos trabalhadores e do Sistema Único de Saúde, e a formação é um desses nossos instrumentos.” – afirma.

Em breve serão divulgadas as datas dos próximos módulos do Curso de Negociação Coletiva nos Locais de Trabalho, mantenha-se informado através do site, dos boletins e jornais do sindicato e em contato direto com a sua direção regional.