Vale-alimentação digno é pauta histórica da luta do SindSaúde-SP
    Autor: Redação do SindSaúde-SP
    20/12/2023

Crédito Imagem: Marcos dos Santos

Historicamente, o SindSaúde-SP esteve a frente dos movimentos contra o baixo valor do auxílio-alimentação, que por conta descaso dos governos ganhou o famoso apelido de vale-coxinha, reivindicando ao longo destes 34 anos de luta um vale-alimentação que seja condizente ao valor de uma refeição digna. Este ano não foi diferente, o SindSaúde-SP cobrou do governo o reajuste de R$ 12 para R$ 43,27, referente ao preço médio da refeição, com base na pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).

Para chamar atenção do governo e da sociedade, os trabalhadores convidaram o governador Tarcísio de Freitas para almoçar com os R$ 12. Na ocasião, foi servido como prato principal uma coxinha, uma folha de alface, uma rodela de tomate, acompanhado de um copo de suco instantâneo e uma paçoca de rolha de sobremesa.

O SindSaúde-SP também buscou apoio na Alesp, por meio do deputado Luiz Claudio Marcolino, que acendeu um alerta, como conta o secretário de Administração e Finanças, Gervásio Foganholi. “Parte da base aliada do governo também tem interesse na concessão do reajuste do vale aos servidores, mas é necessário que haja uma articulação para o próprio governo envie o projeto de lei, tendo em vista que os deputados estaduais não podem propor matérias que tenham impacto direto no orçamento”, explicou o dirigente.

Gervásio também ressaltou que há uma indicação da pauta ser tratada no ano que vem. Contudo, o dirigente destaca que abertura de concurso público para a contratação de novos trabalhadores para compor o quadro funcional em todo o estado e a luta contra as privatizações dos equipamentos sejam os principais temas tratados nas negociações com o governo em 2024.

“Observamos por diversas vezes, as gestões à frente do governo do estado desorganizarem o serviço de saúde para entregar os equipamentos a uma organização social. Se houver contratação que amplie o quadro e reative o atendimento em sua capacidade máxima, vamos conseguir evitar que haja justificativa para mais privatizações”, avaliou.

Neste ano, inclusive, o SindSaúde-SP teve importante atuação na reversão da privatização do Hospital Nestor Goulart Reis, localizado na cidade de Américo Brasiliense e na contratação, mesmo que temporária, de profissionais para o Hospital Regional de Assis. “Vamos seguir na luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras, e do Sistema Único de Saúde”, concluiu Gervásio.