SindSaúde-SP declara apoio à greve do funcionalismo no Canadá
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    21/12/2023

O SindSaúde-SP, em acordo com seu compromisso de unir forças nacional e internacionalmente a toda classe trabalhadora que batalha por autonomia e condições dignas de trabalhado, em especial, aos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público mundial, presta solidariedade à paralisação em Quebec (Canadá).

O sindicato afirma seu apoio à luta da Internacional da Educação, suas duas afiliadas em Quebec (Canadá), a Central dos Sindicatos de Quebec e a Federação Nacional de Professores de Quebec, à Internacional de Serviços Públicos (à qual é associada), à Federação Interprofissional de Saúde de Quebec e a todos os sindicatos do setor público da cidade que decretaram greve para pressionar o governo a negociar.

Após um ano de tratativas sobre a renovação dos acordos coletivos do setor público, o governo da cidade canadense se recusa a atender as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras e, por conta disso, uma frente comum do funcionalismo iniciou as paralisações no dia 21 de novembro. A manifestação é apoiada por mais de 420 mil profissionais da educação, ensino superior, saúde e serviços sociais que apoiaram majoritariamente (95%) o protesto.

A mobilização mostra que a dificuldade de negociação não é apenas no Brasil, mas em todo o mundo, com governos buscam maneiras de acabar com um segmento fundamental para a democracia, ao oferecer saúde, educação, segurança e outros serviços essenciais a todos de maneira inclusiva. Somente os serviços públicos têm como compromisso atender a população com qualidade e não impor um caráter restritivo e excludente que muitas vezes é a marca do setor privado.

A luta dos trabalhadores e trabalhadoras de Quebec também é nossa. Por isso, reforçamos nosso apoio à mobilização no Canadá.

Juntos somos mais fortes.