Aposentados(as): SindSaúde-SP fortalece a defesa de quem tanto se dedicou à Saúde da população
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    24/01/2024

Na última sexta-feira (19), o SindSaúde-SP debateu com toda a categoria a pauta de reivindicações para Campanha Salarial 2024 e entre os assuntos tratados está a valorização do benefício daqueles que dedicaram suas vidas à saúde e ao serviço público: as aposentadas e os aposentados.

Hoje, dia 24 de janeiro, Dia Nacional dos Aposentados, mais uma vez, não temos muito o que comemorar. Infelizmente, os inativos estão lidando com serias perdas, mas o SindSaúde-SP não foge da luta e continua discutindo com o governo para que haja isonomia salarial para os(as) aposentados(as).

Este ano, por exemplo, o governo concedeu o reajuste salarial de apenas 3,15% para aposentados(as) e pensionistas sem paridade. O SindSaúde-SP defende que seja mais. Sendo 3,47% de reajuste, conforme a inflação referente ao ano de 2023 e mais 2% de reajuste real. Além disso, o Sindicato cobra que seja recomposta a perda inflacionária dos últimos 10 anos, que segundo levantamento do Dieese foi de 43%.

“Queremos que todos os aposentados e aposentadas sejam beneficiados, tanto os que optaram pela paridade quanto os que não tem. Defendemos que todos sejam beneficiados com os ganhos conquistados pelo Sindicato em nome da categoria”, afirmou José Anjuli Maia, secretário de Aposentados do SindSaúde-SP.

Maia também destaca as negociações feita pelo SindSaúde-SP para garantir o pagamento do reajuste do Prêmio de Incentivo, conquistado na campanha salarial do ano passado. “O pagamento dos aposentados, que atuavam na administração direta, foi realizado 15 de dezembro graças as cobranças do Sindicato e vamos continuar em cima do governo até que todo o pagamento retroativo seja regularizado”, ressaltou.

A defesa dos aposentados é uma política consolidada pelo SindSaúde-SP, não é à toa que na reformulação da estrutura de organização sindical proposta no 13º Congresso: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, foi criado também o Coletivo de Aposentados.

Coletivo este que passou por formação e estabeleceu seu planejamento a curto, médio e longo prazo, com o objetivo de ampliar o diálogo com a categoria que muitas vezes acaba se afastando da vida sindical após a aposentadoria e com o intuito de fortalecer a defesa de todos os profissionais.

Para saber mais sobre a luta do SindSaúde-SP em defesa dos aposentados, acompanhe nosso site e redes sociais.