SindSaúde-SP cobra melhorias de atendimento do Iamspe no interior
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    30/01/2024

O SindSaúde-SP garantiu o compromisso por parte da gestão do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) para melhorar o atendimento ao funcionalismo público no interior do estado, em reunião realizada na última quarta-feira (24). Na ocasião, os dirigentes do Sindicato denunciaram problemas como a pouca oferta para internações, de consultas e de exames laboratoriais e de imagens e, até mesmo, cobranças indevidas aos usuários, por parte das conveniadas.

“Recebemos a denúncia de que há médicos conveniados cobrando até 200 reais para fornecer os pedidos, como se fosse uma consulta particular, mas preenchendo as guias do Iamspe”, relatou Gervásio Foganholi, secretário de Administração e Finanças e trabalhador da saúde na cidade de Assis.

Diante da denúncia, o diretor do Departamento de Administração de Convênios e Assistência Médica (Decam), Claudio Andraos, orientou que os casos de cobrança “por fora” devem sem denunciados, pois é uma prática indevida.

Alguns dos pontos discutidos na reunião foram trazidos pelos trabalhadores durante a última Assembleia Geral da Saúde, realizada no dia 19 de janeiro. Quando trabalhadores do Iamspe e usuários de todas as regiões do estado denunciaram os problemas enfrentados.

A superintendente do Iamspe, Maria das Graças Bigal Barboza da Silva, afirmou que os problemas apontados serão solucionados e, além disso, acordou que haverá reuniões regulares com o Decam, para que outras demandas possam ser apresentadas.

Participaram da reunião a secretária de Assuntos Jurídicos e trabalhadora do Iamspe, Regina Bueno; o secretário de Administração e Finanças, Gervásio Foganholi; o diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos e trabalhador da região de Sorocaba, André Diniz (Pudim); o diretor regional de Presidente Prudente, Paulo Roberto Índio do Brasil; e o delegado sindical de base do SindSaúde-SP e dirigente da Afiamspe, Walmir Godoi.

Teto de atendimento

Em relação a dificuldade de marcação de consultas pelas conveniadas que estabelecem um “teto de atendimento” para o Iamspe, o diretor do Decam afirmou que não há nenhuma orientação por parte do instituto que impeça que haja abertura das agendas. “Os atendimentos são por livre demanda. Não se pode deixar de marcar por falta de cota”, defendeu.

Descentralização

Os diretores do interior apontaram que o acesso é dificultado pela centralização dos serviços, colocando a vida do funcionalismo e seus dependentes em risco por não oferecer atendimento especializados por todo o estado tanto para atendimento de urgência e emergência quanto para procedimentos eletivos.

“Já houve caso de paciente ficar dias sem conseguir transferência para tratamento adequado”, afirmou Índio, que também cobrou que haja ampliação de atendimentos para pacientes de alta complexidade.

André aponta que há dificuldade de internação para procedimentos eletivos em Hospital Geral na cidade de Sorocaba, além da pouca oferta de atendimentos médicos nas regiões de Itapetininga, Itapeva e Itu. “Apesar dos esforços dos trabalhadores dos Ceamas, muitos pacientes não conseguem se deslocar para buscar atendimento pois a região é extensa. Muitos usuários da região de Itapeva preferem pagar por exames de imagem nas cidades que residem do que deslocar-se mais de 200km para realizar o exame em Sorocaba", disse o dirigente.

Já na cidade de Sorocaba, desde que foi encerrado o contrato com a clínica que prestava serviço de exames oftalmológicos, o funcionalismo ficou sem esse tipo de cobertura na região, pois não foi fechado nenhum outro convênio para suprir a demanda e para realizá-los precisa se deslocar até a cidade de São Paulo ou pagar para fazer em clínicas particulares.

Ações do Iamspe

Após ouvir todas as demandas e apresentar algumas soluções para melhorar o atendimento, a superintendente do Iamspe disse que há um esforço do instituto para qualificar a assistência, entre as ações, está a reestruturação do Call Center dando assim, mais uma opção para agendamentos.

“Esta reestruturação irá trazer mais agilidade no atendimento e retorno ao usuário. Ele não irá precisar ficar esperando uma ligação para confirmar seu atendimento”, prometeu.

Graça também apresentou o projeto para o Tele Atendimento para Tratamento Físico e Mental com Psicólogos, que deverá se iniciar entre abril e maio deste ano. “Além do acolhimento, isso irá trazer mais conforto para o paciente e agilidade no atendimento. Se for necessário, o paciente será encaminhado para tratamento com psiquiatras”, afirma.