Fique de olho! Etapas regionais da 5ª CNSTT começam em 30 de março
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    19/02/2024

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou o calendário para a realização das etapas locais da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), que nesta edição tem como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. De acordo com a Resolução CNS nº 736/2024, as etapas regional e/ou macrorregional terão início em 30 de março e encerram em 30 de dezembro deste ano.

Já as Conferências Livres serão somente no ano que vem, de 30 de março até 30 de abril de 2025, seguida pela etapa estadual e distrital até 30 de maio de 2025. A Etapa Nacional será realizada em Brasília, entre os dias 8 e 11 de julho de 2025.

A 5ª CNSTT irá abordar os eixos Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora, e participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.

“É importantíssimo que os trabalhadores da saúde estadual participem dessa discussão em suas regiões, para contribuir com o debate do ponto de vista do profissional de saúde do serviço público, que, infelizmente, nos denunciam rotineiramente casos de assédio, de estafa por sobrecarga, de problemas e doenças mentais e emocionais”, argumentou Mauri Bezerra, dirigente do SindSaúde-SP e membro do Conselho Nacional de Saúde.

Para Mauri, as políticas públicas criadas nos espaços de controle social têm papel fundamental na construção de políticas nacionais que podem beneficiar os trabalhadores da saúde de todo o país, tendo a esfera federal como norteador do que deverá ser replicado nos estados e municípios.

“É por meio desses espaços que estamos aperfeiçoando a cada conferência o Sistema Único de Saúde e será assim também a 5ª conferência, quando teremos voz para discutir a saúde de quem cuida da população”, afirmou.

O dirigente também destaca que a última conferência foi realizada há 10 anos e que é necessário discutir o novo cenário. “A 4 ª CNSTT aconteceu em 2014, de lá pra cá houveram muitas mudanças nas relações de trabalho, no Brasil tivemos a precarização na legislação trabalhistas com a reforma trabalhista e no mundo foi estabelecida a nova modalidade que é o trabalho remoto, sem contar, é claro, com os eventos causados pela pandemia de Covid-19”, avaliou.

Por isso, trabalhadora e trabalhador da saúde, participe da 5ª conferência, venha construir, ao lado do SindSaúde-SP políticas de saúde voltadas para os trabalhadores.

Para saber mais sobre a 5ª CNSTT, acompanhe o site do SindSaúde-SP e os informativos dos conselhos municipais, estadual e nacional.

JUNTOS SOMOS FORTES!