SindSaúde-SP promove 2º mutirão para recadastramento do funcionalismo
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    23/02/2024

O SindSaúde-SP promoverá no dia 28 de fevereiro o 2º mutirão de recadastramento do funcionalismo para auxiliar trabalhadoras e trabalhadores na atualização de informações exigidas pelo governo.

Documentos considerados inválidos pelo sistema, apesar de estarem em dia, mensagens de que funcionários da ativa não são o ‘público alvo’, falhas na validação do acesso, problemas para a conexão com o portal Gov.br. O que não faltaram foram dificuldades para quem tentou inserir as informações imposto pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) no primeiro mutirão realizado pelo sindicato no último dia 21.

O sistema para o qual não há informações suficientes e que não foi construído a partir do diálogo com o funcionalismo tem apresentado muitos obstáculos e para piorar, o prazo está para terminar (inicialmente, o governo definiu o dia 17 de março como limite para o recadastramento no Portal Recad).

Por conta disso, o sindicato fará mais dois dias de acompanhamento no processo de cadastro que, além do dia 28, também acontecerá em 6 de março.

Prejuízo na vida e no bolso
    Uma das pessoas atendidas pelo primeiro mutirão do SindSaúde-SP foi Zuleide Lira da Silva, 59, auxiliar de serviços no Centro de Referência e Treinamento IST/AIDS-SP. Moradora de Guarulhos, na região da grande São Paulo, ela sai às quatro da manhã para chegar ao trabalho no bairro Santa Cruz, na Zona Sul de São Paulo.

Porém, sem informação sobre quais problemas efetivamente o aplicativo do recadastramento tem identificado, a trabalhadora tem perdido dias de serviço em busca de informações.

Nesta sexta-feira (23), antes de chegar ao sindicato, ela já havia passado por uma unidade de atendimento da Receita Federal para tentar resolver a questão.

“Já fui ao banco, na Receita, estou procurando o motivo porque não conseguir entrar no sistema e atualizar. Estou ansiosa e com medo de não receber, muitos funcionários têm encontrado dificuldade e estão preocupados”, afirma.

Secretária de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP, Valeria Fernandes, destaca que o primeiro encontro foi positivo para mapear os problemas e identificar dificuldades, mas prevê ainda mais demandas no próximo encontro.

“Caiu sobre a cabeça das pessoas uma demanda de um sistema que ninguém domina e que traz problemas que vão desde a falta de dados no celular para utilizar o aplicativo até problemas decorrentes do sistema que ninguém sabe explicar como a ausência de reconhecimento fácil que impede o a falta de liberação da prova de vida. Para piorar, não há suporte ou nenhum local onde possamos buscar tirar dúvidas”, critica.

A dirigente destaca que além de ampliar o prazo, o governo precisa oferecer suporte técnico com a disponibilização, inclusive, de aparelhos celulares exigidos para concluir o processo, procedimento adotado pelo sindicato no mutirão.

Outra necessidade é disponibilizar profissionais de recursos humanos para prestar auxílio a todos, inclusive em segmentos terceirizados e geridos por organizações sociais como os municipalizados.

As dirigentes Adriana Arduino, da região Leste I, Amélia Oliveira, da região Leste II e as delegadas sindicais de base do SindSaúde-SP auxiliaram no atendimento das 33 pessoas que compareceram no primeiro dia de mutirão.

Como participar do mutirão
    O atendimento para auxiliar as pessoas que estão com dificuldades será na sede do SindSaúde-SP e não filiados e filiados podem para participar do mutirão. IMPORTANTE: traga documentos originais atualizados, com fotos recentes e que tenham versão digital para evitar incompatibilidade com o sistema. As opções aceitas são RG, carteira de habilitação, certificado de alistamento militar e título de eleitor (com cadastro biométrico e que possuam imagem). Também é preciso apresentar o número do RS/PV ou um holerith, mesmo que antigo.

Vale lembrar ainda que todos os trabalhadores do serviço público, empregados públicos e militares ativos, no âmbito da Administração Direta, das Autarquias, inclusive as de Regime Especial, e das Fundações do Estado de São Paulo, devem realizar o recadastramento digital. Para os aposentados e aposentadas vinculados à SPPREV, o recadastramento segue no mês de aniversário na agência bancária.

Mutirão para recadastramento do funcionalismo
    Dia 28 de fevereiro – 9h às 16h
    Local: Sede do SindSaúde-SP