Sextou com SindSaúde-SP fecha fevereiro na batida do rap e com peça sobre grandes mulheres brasileiras
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    23/02/2024

Último final de semana de fevereiro e a gente tá como? Cheios de dicas sobre eventos na cidade. De shows a rappers transformados em heróis de história quadrinhos, a cidade está repleta de opções para quem quer se divertir e se informar.

Porque a cultura transforma e também é uma questão de saúde para quem dedica a vida a salvar vidas.

Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do sindicato. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

Vem com a gente.

EXPOSIÇÃO
    Exposição transforma nomes do rap em personagens de HQs

O Museu das Favelas, espaço de divulgação da cultura periférica, apresenta a exposição “Rap em Quadrinhos”, uma proposta genial construída a partir da união do ilustrador Wagner Loud e o do youtuber Løad, que transportam artistas como Negra Li, Emicida e Mano Brown para o mundo das histórias em quadrinhos (HQs) inspirados em personagens como Tempestade, Homem-Aranha e Pantera Negra.

Rap em quadrinhos
    Terça a domingo – 9h às 17h
    Onde: Museu das Favelas
    Rua Guaianases, nº 1024 – Campos Elíseos. São Paulo / SP
    Quanto: Grátis

Folia de Reis é tema de mostra com lambe-lambe
    Cultura ainda muito viva especialmente no interior de São Paulo, a Folia de Reis, manifestação com influência católica e europeia, é tema de uma mostra que utiliza o lambe-lambe, cartazes colados em muros, como expressão. Uma maneira de resgatar a cultura popular e apresentar às novas gerações essa tradição secular.

Papel, Goma e Cultura Popular
    Sábado (24) – 15h
    Onde: Centro Cultural Olido (Ponto de Leitura)
    Av. São João, 473 – São Paulo – SP

MÚSICA
    Francisco El Hombre leva música latina ao teatro Flávio Império

Com 11 anos de estrada, a banda formada pelos irmãos mexicanos naturalizados brasileiros Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte leva o repertório de forte influência latina para o show na zona norte da capital paulista. O grupo foi indicada em 2017 ao Grammy Latino pela canção "Triste, Louca ou Má" que trata de empoderamento e autonomia feminina.

Fransico el Hombre no Centro Cultural Tendal da Lapa
    Domingo (25) – 14h
    Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
    R. Guaicurus, 1100 - Água Branca, São Paulo

TEATRO
    “Anas, Miquitas, Coras e Outras Mulheres” fala sobre empoderamento e identidade

Em cartaz no Teatro Flavio Império, a obra mostra aquelas que anonimamente contam seus contos com muita luta e força todos os dias, as mulheres trabalhadoras da periferia retratadas na obra que mistura relatos das atrizes com trechos de produções das escritoras Cora Coralina, Carolina Maria de Jesus e Pagu.

Anas, Miquitas, Cora e outra mulheres
    Sábado – 20h
    Onde: Teatro Flávio Império
    R. Prof. Alves Pedroso, 95 - Vila Paulistania – São Paulo

DANÇA
    “Corpo sobre a tela” une dança e artes plásticas para homenagear Francis Bacon

Com a mesma ousadia do pintor irlandês Francis Bacon, cuja obra habitualmente incomodava e era classificada como grotesca ou amedrontadora, o espetáculo de dança “Corpo sobre Tela” traça movimentos em que o objeto de produção é o corpo do bailarino Marcos Abranches, que ao longo de uma hora constrói uma arte viva e  impactante

Corpo sobre a tela
    Sexta e sábado, às 20h | Domingo (25) às 19h
    Onde: Centro Cultural São Paulo (sala Adoniran Barbosa)
    Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – São Paulo

STREAMING
    “Somos guardiões” mostra a luta dos povos indígenas em defesa da Amazônia

Em “Somos guardiões’, documentário premiadíssimo dirigido por Chelsea Greene, Rob Grobman e Edivan Guajajara, já disponível na Netflix, a protagonista é a luta dos povos indígenas que resistem à destruição da floresta, ameaçada por grileiros, agricultores e outras espécies de ladrões e suas respectivas máquinas econômicas. Dentre os produtores está também o ator Leonardo DiCaprio entre os produtores.

Somos Guardiões
    Em cartaz na Netflix