Chega de violência contra os trabalhadores da saúde! SindSaúde-SP cobrará providências em defesa da vida dos profissionais
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    25/02/2024

Crédito Imagem: Cofen

Uma enfermeira do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) foi vítima de um ato violento na madrugada deste sábado (24), durante seu plantão. Segundo relatos de trabalhadoras e de trabalhadores, um paciente, que aparentemente estava sofrendo de um surto psicótico, atirou contra a profissional.

A trabalhadora baleada foi atendida e passa bem. Contudo, a tragédia poderia ser pior, pois os trabalhadores relatam que foram vários disparos e avaliam que se outros trabalhadores ou pacientes que estavam no hospital fossem atingidos poderia ter resultado numa chacina.

O SindSaúde-SP cobrará o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Governo Digital, responsável pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), para que sejam tomadas providências imediatas para garantir maior segurança aos profissionais.

Infelizmente, a violência física e verbal se intensifica dentro dos equipamentos de saúde, por inúmeros fatores, entre eles, a falta de estrutura e de número de profissionais suficientes para atender a demanda. São questões que fogem do alcance dos profissionais da saúde, que são de responsabilidade do governo. Assim, como é de responsabilidade também do governo promover um ambiente seguro para os trabalhadores da saúde estadual.

Paralelamente, ainda tivemos um governo federal, que teve total apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que incentivou a cultura do ódio e do uso de armas de fogos. Mesmo fora do poder desde o fim de 2022, suas ações ainda continuam refletindo em nossa sociedade.

O SindSaúde-SP é contra a cultura de ódio e no âmbito estadual luta incessantemente em suas negociações para acabar com o sucateamento dos serviços de saúde estadual e pelo fim da violência contra os profissionais da saúde.

Nos solidarizamos com as vítimas e nos colocamos à disposição nesse caso e em outros que possam ter ocorrido sem ter chegado a conhecimento público, mas além disso, vamos agir para cobrar mais segurança para os trabalhadores da saúde.