Mulheres nas artes: Sextou com SindSaúde-SP traz dicas de produções em que elas são protagonistas
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    08/03/2024

Igualdade, justiça, reconhecimento, respeito, palavras de luta onipresentes no vocabulário de quem vai à ruas não só no 8 de Março, mas todo dia. A dupla jornada, o machismo, o assédio moral e sexual são fatos presentes, mas a agenda de reivindicações das mulheres não para por aí. Porque, como cantaram os Titãs, a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.

A luta não se dá apenas contra retrocessos, mas pelo direito ao lazer, à alegria, ao amor, ao exercício de simplesmente não fazer nada. Ou de sorrir e ser feliz como se quer.

Por isso a gente está aqui, com dicas culturais que têm as mulheres como personagem principal ou produções realizadas por elas. Viva a luta feminista que move o mundo!

Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do sindicato. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

Vem com a gente.

EXPOSIÇÃO
    Empoderamento em Diadema

A Fábrica de Cultura Diadema promove desde a última quinta-feira (7) a exposição “Empoderamento em Cores”, da artista plástica, arte-educadora e empreendedora social Ordalina Candido, que privilegia ações de impacto social e que mantém um ateliê no Jardim Inamar, periferia da cidade, com o objetivo de manter uma relação da arte com a comunidade.

Empoderamento em cores
    Até 17 de abril – Terça a sexta – 9h às 19h | Sábado – 9h às 17h
    Onde: Fábrica de Cultura de Diadema
    Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema – SP

MÚSICA
    Fest Delas traz escalação só com mulheres

Seguindo a ideia do “faça você mesmo”, que norteou o movimento punk, a 1ª edição do festival Fest Delas, protagonizado pela cantora e compositora Gabi Albuquerque, acontece hoje (8) e amanhã em São Paulo com artistas independentes femininas de estilos diversos, do indie ao brega, do rock ao funk. Dentre elas, o duo Voz de Salvia e o quarteto Velmas. Além da própria Gabi Albuquerque.

Fest Delas
    Sexta (8) e sábado (9) – 19h à 1h
    Onde: Cervejazul Music Club
    Praça Ciro Pontes, 26 - Mooca, São Paulo – SP
    Quanto: R$ 20 a R$ 30

Erica Cardial canta as mulheres de Jorge Ben Jor
    A arte de Jorge Ben Jor tem muitas musas. Desde Tereza, reinterpretada pelos Originais do Samba até Xica da Silva. Todas elas serão lembradas no show de Erica Cardial que trará as canções de um dos ícones do samba rock em show que lembra as mulheres no repertório do artista.

Erica Cardial canta as mulheres na música de Jorge Ben Jor
    Sábado – 20h
    Onde: Centro Cultural Grajaú
    Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque America – São Paulo

Geovana leva mais de 50 anos de samba a Itaquera
    No domingo tem mais samba rock, dessa vez, no Sesc Itaquera. Geovana apresenta canções como “Negro Azul da Noite” e “Quem Tem Carinho me Leva” em uma apresentação que passará pelas quase cinco décadas de carreira da cantora.

Show de Geovana
    Domingo (10) – 15h
    Onde: Sesc Itaquera
    Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera – São Paulo

TEATRO
    Hoje tem stand up de graça com Renata Said, Cintia Rosini e Manu Pestana

Renata Said, parte do elenco fixo do Comedians Club, do projeto Hillarius e Clube do Minhoca, Cintia Rosini, parte da série Lugar de Mulher, e Manu Pestana, improvisadora e produtora cultural fazer uma apresentação de comédia stand up hoje no Centro Cultural da Juventude. O trio deve tratar de piadas que falam sobre a mulher, o machismo e a luta por diversidade.

Comédia stand up com Renata Said, Cintia Rosini e Manu Pestana
    Sexta (8) – 20h
    Onde: Centro Cultural da Juventude
    Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades – São Paulo

LITERATURA
    Sarau homenageia Dina Di, ícone do rap brasileiro

No domingo, a Casa de Cultura Hip-Hop Leste entra no clima das celebrações pelo Dia Internacional da Mulher e com o sarau “Mulheriu Clã” que homenageará Dina Di, ex-vocalista do grupo Visão de Rua, que faleceu em 2010 após contrair infecção hospitalar após o nascimento de sua primeira filha. O projeto tem participação dos grupos “A’s Trinca”, “Rubia RPW”, “Lauren & DJ W” e do grupo “Odisseia das Flores”.

Sarau Mulheriu Clã homenageia Dina Di
    Domingo – 19h
    Onde: Casa de Cultura Hip Hop Leste
    Rua Sara Kubitscheck, 165 - Cidade Tiradentes – São Paulo

CULINÁRIA
    Mulheres Sem Terra convidam para almoço com Cabaré Feminista

Neste domingo tem almoço especial pelo Dia Internacional da Mulher no Sacolão Popular Irmão Pedro Betancur. O prato do dia será o arroz carreteiro, nas versões tradicional e vegana, em encontro promovido pelas mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Além da comida boa, a atividade também contará com a apresentação do Cabaré Feminista, um manifesto musical de enfrentamento à violência contra mulher.

Almoço feminista do MST
    Domingo – 12h às 14h
    Onde: Sacolão Popular Irmão Pedro Betancur
    Rua Siqueira Cardoso, 297 – Belenzinho – São Paulo
    Quanto: R$ 25

DICA DA REDAÇÃO
    Revisitar Amélia é fundamental

Em 2009, a cantora Pitty lançava no terceiro disco, “Chiaroscuro”, a canção “Desconstruindo Amélia” que trata da transformação que, inevitavelmente, ocorre de dentro para fora e que cita os desafios enfrentados pelas mulheres em um mundo machista e desigual, entre os quais, piores salários, mesmo quando as trabalhadoras possuem melhor qualificação.

Com essa dica, encerramos a coluna de hoje, esperançosos de que ainda veremos dias em que a misoginia será apenas uma triste lembrança em nossa história.