Trabalhadores do Penteado dizem não à entrega do hospital para gestão privada
    Autor: Redação SindSaúde-SP

Vou perder a insalubridade? Posso ser retirado do meu setor? Esse termo de anuência pode fazer com que eu tenha perdas salariais e de direitos? Estou para aposentar, e agora? Essas foram apenas algumas das questões levantadas pelos profissionais Hospital Geral de Vila Penteado, que estão trabalhando arduamente para salvar a unidade.

Em assembleia organizada pelo SindSaúde-SP, na manhã desta quinta-feira (25), as trabalhadoras e os trabalhadores do hospital, na capital paulista, deliberaram que vão se unir a luta contra o “pacotão” de entregas de equipamentos da saúde para gestão privada que está sendo promovido pelo governo do estado.

A assembleia foi coordenada pelo diretor da região Oeste II pelo SindSaúde-SP, Rinaldo de Novaes, que explicou os riscos impostos pelo processo de privatização da unidade e quais as ações que estão ao alcance do Sindicato para combater essa ameaça.

O movimento iniciado nesta quinta-feira no Penteado já conta com o apoio dos trabalhadores do Hospital Geral de Taipas – unidade que também está listado no chamamento público de entrega do governo estadual – e dos movimentos sociais, que foram representados pelo diretor da região Oeste I pelo SindSaúde-SP, José Carlos Salvador, e por Valdomiro Marques, membro do Fórum de Saúde de Trabalhadores e da População de São Paulo.

Tragédia anunciada

Em novembro do ano passado, o governador já havia anunciado que iria privatizar as unidades conjuntamente com o Hospital Rota dos Bandeirantes, localizado na cidade de Barueri, que à época estava em fase de finalização da construção.

“Tem um monte de gente querendo administrar o Hospital de Barueri, o Sírio quer, o Einstein quer. Um monte de gente boa quer administrar e a gente disse o seguinte: Já que vocês querem pegar o filé, vão ter que roer o ossinho também, vai levar junto o Taipas, vai levar junto o Vila Penteado e eu tenho certeza que a gente vai ter aí uma grande gestão”, afirmou o governador na ocasião. Clique aqui e assista ao vídeo.

Como você mesmo(a) leu acima e pôde ver no vídeo, o governador considera o Taipas e o Penteado como os “ossinhos” da saúde estadual. Isso por que ele e seu antecessor João Doria Jr. (PSDB) não abriram concurso para repor o quadro funcional, não deram a devida atenção à manutenção e à gestão das unidades, com o propósito de prejudicar o atendimento e ter uma “desculpa” para privatizá-las.

De acordo com informações dos funcionários do hospital, atualmente, o Penteado opera com cerca de 750 trabalhadores, contudo, chegou a ter aproximadamente 1.200 profissionais no quadro, que foram aposentando ou deixando seus postos por outros motivos e não foram repostos.

Em defesa da saúde

Após as denúncias dos problemas na gestão do Hospital, que foram tema de diversas reportagens na grande mídia, o governo instaurou um plano emergencial com um gabinete de crise, que nomeou servidores de carreira da própria unidade para fazer a gestão.

Ainda há muito o que se fazer, mas os números do Penteado tiveram considerável melhora de acordo com os próprios trabalhadores. “Saímos do 0 para ser o segundo hospital que mais realizou cirurgias no último mês. Perdemos apenas por 14 cirurgias para o Conjunto Hospitalar do Mandaqui, por conta da falta de cirurgiões e anestesistas, porque o estado não liberou a contratação”, afirmou um profissional que pediu para não ser identificado.

Em conversas com a direção do SindSaúde-SP, outros profissionais afirmaram que estão se dedicando ao máximo, mas não há como negar a sobrecarga que estão sofrendo devido à falta de reposição do quadro. Para o Sindicato, um hospital que é referência em cirurgia ortopédica, buco-maxilo e queimados deveria ter uma atenção melhor e maior do poder público.

Após a assembleia, os dirigentes do SindSaúde-SP se reuniram com o diretor do hospital e destacaram que se for preciso, para garantir os direitos dos trabalhadores, o sindicato irá propor para a categoria todos os instrumentos viáveis, entre eles, a possibilidade de greve.

Para saber mais sobre a luta em defesa dos Hospitais de Taipas e Vila Penteado, acompanhe nosso site e redes sociais.