SindSaúde-SP toma posse no Conselho do SPPrev
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    04/06/2008

O SindSaúde-SP, a Apeoesp e diversas entidades do funcionalismo estadual tomaram posse ontem, 02/06/08, nos Conselhos Administrativo e Fiscal da SPPrev (São Paulo Previdência), entidade criada pelo Governo do Estado para administrar o regime próprio de previdência dos servidores estaduais.

Angelo D`Agostini, diretor financeiro do SindSaúde-SP, tomou posse no Conselho Administrativo. A indicação dos representantes foi deliberada pelas entidades do funcionalismo estadual que fazem parte do Sistema de Negociação Permanente (SINP) entre entidades e Governo do Estado.

O SindSaúde-SP considerada a participação das entidades nos Conselhos Administrativo e Fiscal uma importante conquista dos trabalhadores, principalmente para que a nova entidade não seja somente um outro IPESP que deveria cuidar de toda a previdência e foi alterado pelo próprio governo, passando a cuidar somente das pensões. As aposentadorias ficaram por conta do tesouro do estado. Neste período todo, o instituto arrecadou muito dinheiro. Com o decorrer do tempo, esse dinheiro foi sendo desviado.

Apesar de o Governo do Estado tentar aprovar a SPPrev, excluindo os Lei 500, sem participação do funcionalismo e sem a garantia do pagamento das aposentadorias, a mobilização das entidades do funcionalismo conseguiu fazer importantes alterações.

A autarquia foi criada em 2007, incluindo um artigo garantindo os atuais Lei 500 como titulares de cargos efetivos para fins de aposentadoria. No Conselho Administrativo, foram definidos 8 membros do funcionalismo e 8 do Governo. No Fiscal, 3 membros do funcionalismo e 3 do Governo. E um artigo determina que quando as contribuições forem inferiores ao pagamento dos benefícios o governo cobrirá o déficit.

Os representantes do funcionalismo têm reunião agendada, 18/06, para debater a atuação das entidades dentro dos Conselhos da SPPrev.