Apeoesp: professores entram em greve!
    Autor: CUT-SP
    17/06/2008

Em assembléia na tarde desta sexta-feira (13), mais de 10 mil professores reuniram-se na Praça da República, região central de São Paulo, e decidiram pela paralisação das atividades. Os trabalhadores já cruzam os braços a partir de hoje.

A decisão é uma forma de enfrentamento às medidas autoritárias do governador José Serra e da Secretária Estadual de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Além do respeito à data-base dos servidores (1.º de março), os profissionais exigem a anulação do Decreto 53037/08 (impede a utilização do artigo 22, que permite ao professor inscrever-se para concorrer a uma vaga em escola mais próximo do município de residência; estabelece avaliação de desempenho aos ACTs; dificulta participação nos concursos de remoção e propõe atribuição de aulas compulsoriamente) e a revogação da Lei Completar 1041, que limita o número de faltas por razões médicas para os professores.

“Os professores só voltarão ao trabalho quando o governador Serra resolver conversar conosco para acabar com o decreto, revogar a lei que impede o acesso de nossos companheiros à saúde e discutir o respeito à data-base”, afirmou o professor Ariovaldo Camargo, ex-secretário da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) – CUT e atual Secretário de Finanças da CUT-SP.

Uma nova assembléia acontecerá na próxima sexta-feira, dia 20 de junho, no vão do Masp, na Avenida Paulista. Nesta data, as 94 subsedes da Apeoesp também realizarão assembléias regionais.

Até lá, os trabalhadores da educação vão dialogar com pais e professores para discutir as péssimas condições de trabalho às quais a categoria está submetida.