Depois de manifestação Aprimorandos da Saúde conseguem aumento
    Autor: SINDPSI
    30/06/2008

Depois de manifestação dos Aprimorandos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o valor da bolsa passou de R$ 470,00 para R$ 790,00, o que ainda é pouco pelo trabalho feito, mas pode significar um avanço na valorização deste importante programa de formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde.

No dia 25 de junho, em manhã fria, jovens trabalhadores da saúde, com o apoio de entidades sindicais, profissionais e usuários dos serviços de saúde manifestam-se pedindo apoio ao reconhecimento, valorização e respeito aos serviços prestados à população de São Paulo.

O Programa de Aprimoramento Profissional - PAP da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo trata-se de um programa de formação de trabalhadores da saúde para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo. São mais de 1200 trabalhadores, com nível superior, com jornada de 40 horas semanais, sem vínculo empregatício, que recebem uma bolsa no valor de 470 reais mensais durante um ou dois anos, dependendo da instituição em que estão vinculados. Os aprimorandos têm diversas formações: Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Odontologia, Educação Física além de outras profissões como Sociologia, Filosofia, que desde desenvolvem ações de apoio, pesquisa e assistência à população nos mais diversos tipos serviços da Secretaria de Estado da Saúde - SP , que não são servidores e também não tem nenhum benefício como vale transporte ou refeição.

Há anos estes trabalhadores pleiteiam aumento no valor da bolsa e a valorização do programa como é feito aos Médicos Residentes no Estado de São Paulo. Para agravar a situação os estagiários contratados pela própria SES/SP recebem mais, por uma jornada menor de trabalho. Em dezembro de 2007, foi prometido pela própria secreta o reajuste, conforme eles o valor da bolsa passaria para 790 reais, o que não aconteceu até o momento e também passaram a recolher o INSS da bolsa dos aprimorandos, reduzindo ainda mais o seu valor.

Depois de sucessivas promessas não cumpridas, os aprimorandos se reuniram nesta 3a feira, dia 24 de junho, desde as 10 horas da manhã, na Faculdade de Saúde Pública e depois de recebem mais de 400 pessoas, de todos os cantos do estado, saíram em caminhada pela Av. Dr. Arnaldo, sempre dialogando com a população, com os médicos e servidores da saúde, recebendo o apoio de populares, motoristas, desceram a Av. Rebouças e se concentraram na frente do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde. Com o apoio de dirigentes sindicais da Federação Estadual dos Trabalhadores em Seguridade Estadual/FETSS da CUT, da população, médicos, residentes, inclusive com a presença da imprensa no local, da CET e da Polícia Militar.

Numa manifestação pacífica, os aprimorandos mostraram sua insatisfação e depois de uma hora conseguiram ser recebidos por representante do governo, que prometeu, mais uma vez, apoio ao aumento da bolsa, mas sem dar prazo aos aprimorandos para o aumento, prometendo que até segunda-feira, dia 30 de junho, daria uma resposta. Em assembléia realizada na porta da SES/SP, os aprimorandos resolveram continuar buscando apoio de entidades e parlamentares para fortalecer a sua luta e resolver esta situação precária de vínculo, remuneração e trabalho que estão passando.

O reconhecimento real desses trabalhadores do Sistema Único de Saúde de São Paulo se dará pelo aumento no valor da bolsa, por condições adequadas de trabalho, sem Assédio Moral, que sejam valorizados como os Residentes Médicos, num programa de Residência Multiprofissional, com seus direitos previdenciários preservados. Por fim, ressalta-se que depois de um ou dois anos de formação em serviço, os aprimorandos não conseguem emprego no serviço público, pois não há concurso e nem previsão para tal na Secretaria de Estado da Saúde, ou seja, esses trabalhadores acabam sem emprego ou trabalhando em lugares diferentes nos quais foram formados.

Todo apoio a esses jovens trabalhadores da Saúde e que haja respeito às suas condições de trabalho e ao direito de manifestarem-se diante da necessidade de reconhecimento, valorização e respeito. Urge a necessidade de concurso público para incorporar esses trabalhadores formados em serviço. As entidades sindicais da Saúde, da FETSS, manifestam seu apoio e solidariedade a esses trabalhadores que precisam ser valorizados e devidamente reconhecidos enquanto profissionais do SUS, com condições adequadas de trabalho, de formação e possibilidade de inserção no SUS em São Paulo.