Direção aprova Plano de Formação
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    21/07/2008

Reunida no dia 12 de julho de 2008, na sede do Sindicato, a direção do SINDSAÚDE-SP aprovou a proposta elaborada pela Secretaria de Formação de um Plano de Formação para militantes da categoria, comissões sindicais de base, direção e funcionários do Sindicato.

Elaborado a partir das propostas debatidas e aprovadas no 8º Congresso da Categoria, do Seminário de Planejamento da Direção, das ações das Secretarias e Regiões organizadas no Sindicato. A missão do Plano de Formação é fortalecer as ações de organização, mobilização e luta do SINDSAÚDE-SP através de um intenso processo de integração entre os trabalhos desenvolvidos pelas Secretarias Internas e Regiões, consolidando o SINDSAÚDE-SP como um promotor de ações afirmativas na formação de quadros para o movimento sindical e tanto nas instancias maiores de decisão quanto nos locais de trabalho.

O Plano foi elaborado com base num formato e estratégia que busca atender de forma mais ampla possível às necessidades do Sindicato. Dividido em 10 eixos estruturantes, o Plano de Formação está organizado por temas e muitas das atividades propostas deverão ser descentralizadas dentro de um diagnóstico prévio da viabilidade e necessidade de cada região. O processo de incentivo e motivação à sindicalização de novos trabalhadores e trabalhadoras também fará parte das atividades a serem realizadas junto as Comissões Sindicais de Base. Assim como a projeção (já reconhecida) do SINDSAÚDE-SP como um dos mais importantes sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras do setor público no Brasil.

Para o companheiro Benão – presidente do SINDSAÚDE-SP, o Plano de Formação chega num momento muito importante para o Sindicato e será um elemento motivador e de integração das várias ações do Sindicato, quer seja no âmbito das Secretarias, quer seja nas Regiões da Capital e Interior.

“A idéia é que a Secretaria de Formação do Sindicato assuma um papel de parceria no suporte e auxílio junto as demais Secretarias e Regiões, na medida em que avançamos nisso nos aproximamos cada vez mais do nosso objetivo que é ter um Sindicato cada vez mais forte, integrado, representativo e de luta. Esse mérito deve ser partilhado com todos e todas que passam a ver o Plano de Formação como uma política da entidade(...) do conjunto dos trabalhadores e das trabalhadoras que fazem deste Sindicato, o nosso SINDSAÚDE-SP” – enaltece a companheira Cidinha – Secretária de Formação.

Os denominados “Dez Eixos Estruturantes” que compõem o Plano de Formação do SINDSAÚDE-SP, são:
    01. Formação de Militantes
    02. Formação Instrumental para DSB’s
    03. Formação Temática para a Igualdade de Oportunidades e Combate à Discriminação;
    04. Formação em Defesa do SUS
    05. Saúde em Debate
    06. Formação Cultural
    07. Formação Integrada
    08. Formação Interna Operacional
    09. Formação de Conselheiros
    10. Formação de Formadores

Cada um desses eixos possui vários desdobramentos em forma de atividades como cursos, seminários, oficinas, reuniões temáticas(...) Para conhecer os detalhes que constituem o Plano de Formação, em breve você poderá acessar ao website do SINDSAÚDE-SP (www.sindsaudesp.org.br) no menu ao lado esquerdo da página principal denominado FORMAÇÃO, ou então informe-se junto ao seu Diretor Regional e fique atento ao Jornais e Boletins publicados pelo Sindicato.