Nota de falecimento
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    13/08/2008

SindSaúde-SP comunica com pesar o falecimento ontem, 12 de agosto, de Silvia Maria de Lima, diretora da Secretaria de Divulgação e Imprensa, aos 56 anos.

O corpo está sendo velado no Cemitério da Lapa, rua Bérgson, 347, bairro da Lapa. O sepultamento será às 17 horas, no mesmo local.

Ela tinha duas grandes paixões, como disse um de seus irmãos: sua única filha, Fernanda, também militante de movimentos populares e do Partido dos Trabalhadores, e o SindSaúde-SP que ajudou a construir.

Silvia era atendente de enfermagem concursada, tendo trabalhado na Unidade Básica Chácara Inglesa, zona oeste da cidade de São Paulo.

Iniciou sua militância no final da década de 70. Participou da fundação da Asses (Associação dos Servidores da Saúde no Estado de São Paulo), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da luta pelo direito de sindicalização no setor público.

Com a garantia de sindicalização aos servidores públicos, conquistada na Constituição de 1988, participou da fundação do SindSaúde-SP. Foi diretora regional e nas últimas duas gestões esteve na direção da Secretaria de Divulgação e Imprensa.

Também estava como secretaria de Relações Internacionais da Federação Estadual dos Trabalhadores em Seguridade Social (FETSS/CUT) e representante do SindSaúde-SP no Coletivo de Raça da CUT/SP.

Também atuou no Coletivo de Raça da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT). Era filiada e militante do Partido dos Trabalhadores.

Desde 2007, era membro do Conselho Estadual de Saúde.

Dela ficam muitas histórias de luta, como sua participação na Jornada Zumbi pela Vida em 1995, para que seus companheiros e companheiras continuem defendendo seus ideais de igualdade social, liberdade de organização dos trabalhadores e saúde pública com qualidade para todos.