Pesquisa avaliará condições dos profissionais da saúde
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    07/01/2025



    A UNI Cuidados (UNI Care), entidade responsável por representar mais de dois milhões de trabalhadores de cuidados em 50 países do mundo e que integra a UNI Global Union, organização internacional à qual o SindSaúde-SP é filiado, promove a Pesquisa Global da UNI Care sobre Trabalhadores de Saúde e Cuidados 2.0. 

    A avaliação que começou nessa segunda-feira (6) e segue até o dia 26 de janeiro deve ser respondida on line aqui e abordará as condições dos profissionais do mundo todo. Os dados irão sustentar o relatório setorial a ser publicado no 5º aniversário da pandemia de COVID-19, em 11 de março deste ano. 

    A análise dá prosseguimento à pesquisa que a Uni Care promove desde o ápice da crise. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a COVID-19 uma pandemia, reconhecendo o seu impacto devastador em mais de 110 países e territórios. Durante todo esse período, milhares de trabalhadoras e trabalhadores da saúde estiveram na linha da frente e arriscaram a própria vida para cuidar de outras. Porém, aquelas e aqueles considerados heróis logo viram as reivindicações serem esquecidas por gestores e governos tão logo a crise amenizou.

    O objetivo do levantamento é analisar aspectos como jornada de trabalho, salário, assédio, insegurança e outros fatorese inerentes à profissão e verifcar se o mundo avançou ou regrediu em relação a essas questões. 

    A participação das trabalhadoras e trabalhadores do segmento é fundamental para fornecer dados que norteiem melhorias urgentes no setor e servir como base para campanhas por empregos dignos, livres de violência e assédio, além de cobrar mais recursos públicos à saúde.