Urgência do PL da enfermagem pode ser votada nesta 3ª na Câmara dos Deputados
    Autor: SindSaúde-SP
    21/03/2022

A Câmara dos Deputados pode votar, nesta terça-feira (22), a urgência da votação do Projeto de Lei 2.564/20, que institui o piso nacional para profissionais de enfermagem. A promessa foi feita pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), na semana passada.

A proposta, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), prevê salário mínimo inicial de R$ 4.750 para enfermeiros e enfermeiras dos setores público e privado, e valor proporcional a este aos demais profissionais dessa categoria (auxiliares, técnicos de enfermagem e parteiras).

O PL já foi aprovado no Senado e, desde o ano passado, tramita na Câmara dos Deputados. A demora na votação se deve, principalmente, à pressão do setor privado, além de prefeituras e entidades filantrópicas, que alegam não ter orçamento para bancar o reajuste.

Após reunião de líderes na quinta-feira da semana passada (17), Arthur Lira disse que o mérito do texto deve ser analisado só em abril, mas, de acordo com ele, foi estabelecido um cronograma de trabalho a fim de que sejam encontradas as fontes de onde sairão os recursos para pagar o reajuste nas redes públicas e hospitais filantrópicos.

“Vamos conversar com o Senado, que votou [o projeto] e nos enviou. Ficamos aqui com uma proposta que gera impacto de R$ 16 bi a 18 bilhões e afeta muitas instituições e a vida dos que estão envolvidos”, disse o presidente da Câmara.

Apoio

O SindSaúde-SP apoia os profissionais da enfermagem para que o PL seja aprovado, por entender que se trata de uma reivindicação antiga dessas trabalhadoras e trabalhadores, que tanto têm se empenhado para salvar vidas na pandemia de Covid-19 sem que sejam devidamente valorizados por isso.

O Sindicato está mobilizado, ao lado deles, para que essa luta de mais de duas décadas finalmente seja vencida por essas trabalhadoras e trabalhadores.

Com informações da Agência Câmara