SindSaúde-SP participa de debate no Ministério Público do Trabalho sobre liberdade sindical frente a atos antissindicais
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    24/04/2024

O SindSaúde-SP participou da audiência coletiva promovida pelo Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP), por meio Coordenadoria de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis), que debateu o tema: “Liberdade Sindical Sob a Ótica dos Atos Antissindicais”.

A atividade realizada na capital paulista, na última quinta-feira (18), contou com a participação da presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro; da secretária de Assuntos Jurídicos, Regina Bueno; e do secretário-adjunto de Assuntos Jurídicos, André Diniz (Pudim).

O evento foi coordenado pelo procurador Bernardo Coelho e pela procuradora Léa Émile Maciel Jorge de Souza. Na ocasião, o MPT manteve o compromisso de receber e investigar denúncias relacionadas aos atos antissindicais. Esse comprometimento tem como fundamento a proteção dos direitos dos trabalhadores e a garantia de sua liberdade sindical.

Entre os assuntos abordados estava os casos em que os departamentos de recursos humanos estimulam que os trabalhadores apresentem a carta de oposição à contribuição assistencial/negocial, sendo prática antissindical.