Confira a primeira mesa de Negociação realizada no Hospital Geral de São Mateus
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    26/05/2023

O SindSaúde-SP realizou a primeira mesa de negociação com a gestão do Hospital Geral de São Mateus (HGSM), localizado na zona leste da capital paulista, nessa segunda-feira (22).

Participaram da mesa uma comissão de trabalhadoras formada por servidoras da UTI e delegadas sindicais de base (DSBs) do SindSaúde-SP, a secretária de Saúde do Trabalhador, Janaína Luna; a secretária de Atividades Sociais e Culturais, Valéria Fernandes; e a diretora regional da Leste II, Amélia Oliveira.

Representaram o HGSM, as diretoras técnicas Karin Silveira e Teresa Sá Martins de Souza, a diretora do Sesmet Solange Pereira da Silva, RH Rosana Aparecida de Oliveira e Tatiana Smalkoff, da divisão médica.

Pautas da mesa de negociação

- Déficit de funcionários.

- Dificuldades enfrentadas com os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) para registrar a abertura de Notificação de Acidente de Trabalho (NAT) e a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

- Assédio moral e do assédio político praticado por algumas chefias de departamento dentro da unidade.

- Necessidade de abrir a CAT para Covid-19.

Resoluções das pautas

A diretora Amélia relatou as respostas que recebeu por parte das representantes do HGSM. “A dra. Karen me explicou que o déficit de funcionários dentro do hospital não cabe a ela resolver e que aí entraria nós do SindSaúde-SP intermediar essa pauta perante a SES. Eu falei que isso já é uma reivindicação que a gente pontua com a SES, a necessidade de concurso público”.

“Ficou resolvido que o SESMT vai fazer um comunicado colocando em todos os setores as orientações sobre os procedimentos para o registro do CAT e que eles estariam revendo os casos que nós pontuamos e a tratativa que eles têm com os funcionários”, segundo a diretora.

“Sobre o assédio moral e o assédio político, a diretoria técnica vai verificar as denúncias e apresentar uma devolutiva sobre isso após a verificação. Eu solicitei as datas das reuniões das Comsats. Acordamos que faremos mesas pontuais a cada dois meses, e já agendamos a próxima para o dia 24 de julho”. Concluiu a diretora Amélia.