SindSaúde-SP e parlamentares vistoriam sede da CCD
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    09/04/2024

O SindSaúde-SP denunciou e o governo respondeu. Após uma mobilização no dia 21 e audiência pública em 27 de março, ambas realizadas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), quando o sindicato apontou o sucateamento da atual Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), extinta Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) resolveu se mexer.

Nesta segunda-feira (8), o deputado estadual Paulo Fiorilo (PT) esteve com a direção do SindSaúde-SP no prédio da CCD, na região central da capital paulista, e constatou que algumas das reivindicações já têm sido atendidas após as ações. A visita foi um dos acordos firmados a partir do ato na Alesp e consolidada na audiência pública.

Durante a vistoria, a comissão formada pela Secretária Geral, Célia Regina Costa, a Secretária de Saúde do Trabalhador, Janaína Luna, a Secretária de Assuntos Jurídicos, Regina Bueno, e o diretor da Região Central da Capital do sindicato, Paulo Moura, conversou com os pesquisadores e os técnicos da operação de campo e avaliaram os problemas estruturais da unidade.

A visita contou ainda com representantes da diretoria da CCD e do Instituto Pasteur, que constataram problemas como elevadores quebrados, o teto do 6º andar que apresenta sinais de rompimento, falta de ar-condicionado no laboratório e de assentos nos vasos sanitários dos banheiros femininos.

Os dirigentes do SindSaúde-SP e Fiorilo ouviram que já houve um levantamento por parte do governo, a verba já foi liberada e que todos as questões serão solucionadas nos próximos dias, porém, ainda sem um prazo definido.

Trabalhador da extinta Sucen, Carlo Alberto Gabriel Júnior, ressaltou que a pressão já traz resultados e um dos exemplos é a retomada do trabalho que a equipe da coordenadoria realizava. “Havia quatro anos que não fazíamos uma viagem para combate à dengue e hoje voltamos a receber essa demanda. As diárias estão começando a cair e depositaram o pagamento por insalubridade para algumas pessoas. Pelo que vimos, era falta de vontade, com pressão do sindicato, as coisas estão sendo revertidas”, ressaltou.

Durante a visita, o sindicato também reforçou a reivindicação de participar da mesa de negociação que será montada pelo Ministério Público com a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) para tratar da reestruturação da CCD.