Blues e maracatu para saudar os ancestrais: Sextou com SindSaúde está na área
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    12/04/2024



    Dizem por aí que este será um outono ainda mais complicado do que o normal. Na estação que simbolicamente representa o encerramento dos ciclos, quando as árvores se despedem das folhas, temos convivido com muitas tensões. Disputas delicadas no campo político em território brasileiro, sempre com cheiro de golpe no ar, guerras na Europa e na Ásia, disputas e negociações delicadas. A vida não está fácil. 

    Mas, às vezes, tudo que a gente precisa é da arte para traduzir coisas e nos trazer outro olhar. Não necessariamente mais otimista ou leve, mas muitas vezes apenas mais inspirador para que a gente siga em frente com a ideia de que a vida é um exercício constante de aprendizado, mesmo nas piores situações. 

    Música, teatro, gastronomia, o Sextou com o SindSaúde-SP vem recheado de dicas para você.

    Então, vem com a gente.  

    Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

    MÚSICA

    Festival Ajeum celebra a força da ancestralidade negra

    A segunda edição do festival concebido por Djalma Moura e pelo Núcleo Ajeum termina neste sábado (13) na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís, com a apresentação do Maracatu Ouro do Congo. O grupo filho da Nação do Maracatu Encanto do Pina de Recife (PE), nascido na periferia da Zona Sul paulistana, utiliza a batida do Baque Virado para louvar os reis do Congo, Pretos e Pretas Velhas, os ancestrais e os Orixás. 


    Show do Maracatu Ouro do Congo
    Quando:
    Sábado (13), ás 19h
    Onde: Fábrica de Cultura Jardim São Luís
    Rua Antonio Ramos Rosa – 651 – Jardim São Luís
    Quanto: Grátis


    Parque Villa Lobos tem Blues e Jazz de graça no final de semana
    Evento já tradicional em São Paulo, o Festival BB Seguros de Blues e Jazz chega à 8ª edição com a apresentação no Parque Villa Lobos de nomes como Orleans Street Jazz Band, Arturo Sandoval, Alabama Mike e Renato Borghetti. Os shows gratuitos ocorrem ao ar livre e é bom chegar cedo porque costumam reunir muita gente. 


    Festival BB Seguros de Blues e Jazz
    Quando:
    Sábado – 11h às 19h
    Onde: Parque Villa-Lobos 
    Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Vila Hamburguesa – São Paulo
    Quanto: Grátis



    Alessandra Leão encerra turnê na Lapa
    Três anos após lançar o nono disco, “Acesa”, a cantora, compositora e percursionista Alessandra Leão faz show no Centro Cultural Tendal da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo. Além de canções do novo álbum, o público poderá assistir a canções de obras anteriores da artista que mantém os pés fincados na valorização das produções regionais, como o disco “Macumbas e Catimbós”. 


    Show de Alessandra Leão
    Quando:
    Domingo, às 17h
    Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa 
    Rua Guaicurus, 1100 – Água Branca – São Paulo
    Quanto: Grátis



    GASTRONOMIA

    Festival na Zona Leste promove viagem por 25 países 

    Dentre as muitas formas de se conhecer a cultura de outros países, a imersão à gastronomia é uma das mais saborosas e o Shooping Interlar Aricanduva dá uma forcinha a quem gosta de experimentar novidades. Neste final de semana ocorre uma feira gastronômica no espaço com sabores de 25 países. Será possível saborear pratos holandeses, gregos, turcos, alemães e muito mais. 


    Festival Volta ao Mundo
    Quando:
    Sábado e domingo (14) – 12h às 22h 
    Onde: Shopping Interlar Aricanduva 
    Avenida Aricanduva, 5555 – Aricanduva – São Paulo
    Quanto: Grátis



    EXPOSIÇÃO

    MIS celebra 40 anos de Caça-Fantasmas
    De volta aos cinema, “Ghostbusters – Caça-Fantasmas” ganha também exposição gratuita e caprichada no Museu da Imagem do Som com itens originais do filme e a reconstituição de cenários da obra. 


    40 anos de Ghostbusters
    Quando:
    Até 5 de maio - Terças a sextas das 10h às 19h. Sábados das 10h às 20h. Domingos e feriados das 10h às 18h
    Onde: MIS 
    Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
    Quanto: Grátis



    TEATRO

    “Brian ou Brenda?” discute liberdade e identidade de gênero

    Após o nascimento, os gêmeos Brian e Bruce são submetidos a uma cirurgia de fimose, mas o primeiro tem o pênis acidentalmente cauterizado. Por recomendação do psiquiatra John Money, que defende a ideia de que os bebês nascem neutras e têm o gênero definido pela criação, ele é submetido a uma cirurgia de redesignação sexual e criado como menina, algo que faz da agora Brenda uma pessoa infeliz e em constante conflito. A partir dessa história real, a peça discute como são formados os gêneros e como a sociedade trata a ideia de liberdade e autonomia. 


    Brian ou Brenda?
    Quando:
    Sábado (21h) e domingo (19h)
    Onde: Teatro Arthur Azevedo
    Avenida Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca – São Paulo
    Quanto: Grátis


    Poronominaré lança olhos sobre a tradição do povo Baré
    Poronominaré, aquele que nasceu entre os homens, mas viveu entre os deuses, é inspiração para o espetáculo que conta tradições e histórias do povo Baré, atualmente localizado ao longo do rio Xié e Rio Negro, no Amazonas. A narrativa explora a mitologia e práticas dessa nação e ajuda a entender a formação do país. 


    Poronominaré
    Quando:
    Domingo, às 17h
    Onde: Casa de Cultura de São Miguel
    R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso, São Paulo
    Quanto: Grátis