Sindicato unido e forte
desde 1989


    SindSaúde-SP promove o 2º Encontro Estadual de CIPAs e COMSATs
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    13/08/2020

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    O SindSaúde-SP realizará o 2º Encontro Estadual de CIPAs e COMSATs, no dia 28 de agosto (sexta-feira), das 9h30 às 17h, para dar continuidade ao trabalho de prevenção em segurança no trabalho e de promoção à saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores. Essa edição será totalmente on-line para preservar todos os participantes diante dos riscos de contaminação por Covid-19.
     
    Para se inscrever, clique aqui e preencha o formulário. Após o envio da ficha, você receberá um e-mail da assessoria do SindSaúde-SP com o link e as informações para acesso à plataforma em que será realizado o encontro. Podem participar do encontro cipeiros e comsateiros dos serviços de saúde pública estadual e municipalizados, além de trabalhadoras e trabalhadores interessados da base do SindSaúde-SP.
     
    A secretária de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador, Jacilene da Silva, reforça a importância de dar continuidade a esse trabalho que foi definido pelos trabalhadores durante o 12º Congresso do SindSaúde-SP, principalmente, diante da Pandemia que aflige a todo o país e já vitimou mais de 104,5 mil brasileiros, entre eles, centenas de profissionais de saúde, que estão na linha de frente sem a devida proteção.
     
    Em São Paulo, os Equipamentos de Proteção Individual demoraram muito para chegar aos trabalhadores e só depois de muita insistência do Sindicato em negociações com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), eles foram entregues, mas eram de péssima qualidade, rasgavam com facilidade, não eram distribuídos em quantidade adequada, o que só demonstra o descaso do governo.
     
    “Outro problema é que priorizaram apenas algumas categorias, então, entre os primeiros trabalhadores da saúde que foram vítimas do coronavírus muitos atuavam em setores administrativos, demonstrando que todos os trabalhadores deveriam ter direito aos EPI’s, reivindicação do sindicato, que o governo ignorou”, afirma Jacilene.
     
    Jacilene reforça o importante papel dos Cipeiros e Comsateiros para denunciar e fiscalizar situações como essas e auxiliar a atuação do sindicato na cobrança ao governo, para que as trabalhadoras e os trabalhadores tenham direito à defesa.
     
    “Atualmente, recebemos diversas denúncias de trabalhadores que tiveram a licença saúde negada após terem sido atestados por Covid-19 e outros que foram afastados pela doença, mas sem abertura da CAT [Comunicação de Acidente de Trabalho] e o trabalhador tem esse direito, já que a Covid-19 está deixando sequelas”, reforça Jacilene.
     
    Programação
     
    9h30    Início, conexão dos participantes
     
    10h      Abertura
    - Cleonice Ribeiro - Presidenta do SindSaúde-SP
    - Jacilene Maria da Silva - Secretária de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador do SindSaúde-SP
    - Representante do Núcleo de Qualidade de Vida - Secretaria de Estado da Saúde
    - José Freire da Silva - Secretário de Saúde do Trabalhador da CUT
     
    11h      Mesa 1: Impacto da pandemia sobre os/as trabalhadores/as da saúde pública
    - Denise Motta Dau - Apresentação dos resultados da pesquisa da ISP
    - Joana Biava - Apresentação dos resultados da pesquisa do SindSaúde-SP/Dieese
    - Janaina Luna Santos - Apresentação dos dados da DPME sobre afastamento
    - Ana Claudia Cardoso - Universidade Federal de Juiz de Fora
     
    12h30 Parada para o almoço
     
    13h30 Mesa 2: O ambiente de trabalho adoecido e os efeitos da pandemia sobre a saúde mental
    - Afrânio Ferreira de Matos - "Dor e medo da Dor."
    - Ângela May e A. Cristina Gomes - "O trauma em tempos de Pandemia e Confinamento, numa perspectiva winnicottiana".
     
    15h      Pausa para o café
     
    15h30 Debate: como podemos agir?
     
    17h      Encerramento









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não