Com elevadores parados, caos se instala no Hospital Heliópolis
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    14/01/2021

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

Apenas dois dos cinco elevadores do Hospital Heliópolis, no bairro Sacomã, na zona sul de São Paulo, estavam funcionando até o início da tarde desta quinta-feira (14). Devido ao problema, que se arrasta há anos, as equipes da unidade eram forçadas a transportar comida, insumos e pacientes doentes nos mesmos equipamentos, aumentando os riscos à segurança hospitalar.

Ontem à tarde, os cinco elevadores do Heliópolis estavam paralisados, dificultando demais o funcionamento da unidade, conforme relato de trabalhadoras e trabalhadores ao SindSaúde-SP. Somente hoje três deles voltaram a funcionar.

Segundo a diretora da Região ABC do SindSaúde-SP, Gilvânia Santos Santana, há meses o Sindicato reivindica o conserto dos elevadores do hospital, que são velhos e dão problemas há muitos anos. Inclusive, várias denúncias foram feitas ao Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre a situação precária de funcionamento da unidade.

“Eles fizeram a troca de três elevadores, mas eles ainda estão sendo testados. Os outros dois funcionam, mas de modo muito precário”, apontou a diretora.

Reunião

Ainda ontem, o SindSaúde-SP pediu uma reunião com a direção do hospital para discutir os problemas no Heliópolis, mas os diretores disseram que não poderão fazê-la devido à pandemia de Covid-19. “Disseram que só vão nos receber quando todo mundo for vacinado”, disse a diretora.

Falta de pessoal

O Hospital Heliópolis, que tem gestão direta, também sofre com a falta de trabalhadoras e trabalhadores, uma vez que o governo do estado não convoca concursos públicos há anos.

Outra denúncia feita pelos profissionais é que apenas um trabalhador fica responsável pela entrega de água e, como ele está em férias, a equipe está tendo que se desdobrar para buscar água, pois não foi escalado substituto para fazer o trabalho dele.

Saúde do trabalhador

A diretora do SindSaúde-SP também apontou que não há Comissão de Saúde do Trabalhador (Comsat), ou seja, “não há saúde do trabalhador”, o que demonstra a falta de cuidado da direção da unidade com as equipes.

Além disso, a diretora do Sindicato apontou que não há mesa de negociação permanente para que sejam discutidos todos os problemas da unidade.

Sucateamento

“Essa é a postura dos governos do PSDB: a ideia deles é sucatear o serviço público para forçar uma ideia de que a gestão direta não está dando conta e que, por isso, é preciso privatizar”, indignou-se a diretora.

O SindSaúde-SP continuará lutando para que o Hospital Heliópolis ofereça melhores condições de trabalho e um atendimento de qualidade a toda a população.