Sindicato unido e forte
desde 1989


    Semana Internacional dos Surdos dá destaque para inclusão e educação da população surda
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    28/09/2021

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    No domingo, 26 de setembro, encerrou a Semana Internacional dos Surdos deste ano. Na data foi celebrado o Dia Nacional dos Surdos, quando ações para dar destaque às pautas da população surda são amplamente divulgadas em campanhas nacionais, entre elas a inclusão social, tanto em relação à educação quanto ao mercado de trabalho.

     

    No mundo inteiro, pelo menos 466 milhões de pessoas no planeta possuem algum nível de surdez. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que esse número deve aumentar para 900 milhões até 2050.

     

    No Brasil, 5% da população é surda, o que representa cerca de 10 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade para ouvir. Desse total, 2,7 milhões não ouvem absolutamente nada.

     

    A Semana Internacional dos Surdos teve início no dia 23 de setembro, data marcada pelo Dia Internacional da Linguagem de Sinais. No mundo inteiro, existem 300 variantes da linguagem de sinais – no Brasil é Língua Brasileira de Sinais (Libras). Contudo, apenas uma parte dos surdos recebem formação em Libras.

     

    Segundo o Instituto Locamotiva, apenas 7% dos surdos brasileiros possuem ensino superior, 15% frequentaram a escola até o ensino médio, 46% até o fundamental e 32% não têm nenhum grau de instrução.

     

    Com o crescimento da população surda, é extremamente importante cobrar dos governos políticas afirmativas para mudar esse quadro educacional, com o objetivo de haver mais acesso ao ensino para essa população e a ampliação de formação de não surdos em Libras, como forma de comunicação e promoção da inclusão dessas pessoas.

     

    Com informações da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não