Sindicato unido e forte
desde 1989


    Pandemia: Média móvel de casos de Covid-19 tem aumento de 70% em uma semana
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    31/05/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    O Brasil registrou 24.082 casos de Covid-19 na última segunda-feira (30), de acordo com os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A média móvel da última semana (de 22 a 28 de maio) foi de 24.809 novos casos, um índice 70% maior que a semana anterior.

     

    Já a média móvel de óbitos apresentou alta de 24,7% na última semana. Foram registradas 121 vítimas da doença de 22 a 28 de maio. Somente nas últimas 24 horas foram 63 mortes.

     

    Além disso, a taxa de transmissão da Covid-19 no país está em 1,42. Significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem a doença para 142. Conforme estimativa da plataforma Info Tracker (USP/Unesp). A estimativa é de que essa taxa chegue a 1,57 na próxima segunda-feira (6), o que indica que a transmissão está acelerando.

     

    São diversos os fatores que explicam esse novo aumento de casos de Covid-19. Em primeiro lugar, especialistas destacam que foi precipitada a decisão de flexibilizar as medidas de segurança sanitária, principalmente a liberação do uso de máscaras em locais fechados. Além disso, com a chegada das baixas temperaturas, o risco de transmissão aumenta, na medida em que as pessoas tendem a reduzir a circulação de ar nos ambientes.

     

    Vacinação

    Outro fator é a estagnação da cobertura vacinal no Brasil. Recentemente, o Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), alertou que, desde o final de fevereiro, o avanço da vacinação passa pelo seu “pior desempenho”. O principal desafio atualmente é ampliar a imunização das crianças de 5 a 11 anos.

     

    Além disso, a curva de cobertura da terceira dose vem desacelerando. Até o momento, pouco mais da metade da população (56,39%) com 18 ou mais tomou a dose de reforço. O que significa que a outra metade está especialmente vulnerável ao contágio pela variante ômicron, capaz de escapar da proteção conferida por apenas duas doses dos imunizantes.

     

    Com informações da Rede Brasil Atual










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não