Princípios do SUS e a atuação dos(as) trabalhadores da saúde fazem parte das discussões das Etapas Locais
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    03/08/2022



    O SindSaúde-SP iniciou as Etapas Locais do 13º Congresso durante o mês de julho e entre os materiais utilizados para os debates está o vídeo chamado: “Princípios do SUS”, do Canal do Youtube “Série SUS”. A animação seleciona cinco dos princípios do Sistema Único de Saúde e explica como eles são aplicados na prática.

     

    Clique aqui, se inscreva no canal e ative o sininho de notificações

     

    O Canal “Série SUS” é resultado de um projeto realizado por um grupo de estudantes do Programa Ciências Sem Fronteiras, que estudavam na Universidade da Irlanda, com o apoio de profissionais de saúde que atuam no SUS.

     

    O objetivo do grupo é conscientizar e informar a população sobre a importância do sistema brasileiro de saúde pública de maneira didática e simplificada. Os vídeos do canal não se limitam a sua esfera assistencial, pelo contrário, aborda o SUS enquanto direito humano básico do brasileiro.

     

    “O projeto surgiu da constatação de que 75% da população só tem como opção de serviços de saúde o SUS e, por preconceitos e pela manipulação de fatos, não o defendem como deveria. Foi pensando na defesa deste direito que o canal foi criado em 2015”, explica a equipe do projeto.

     

    Apoie essa iniciativa

    Segundo os desenvolvedores, a equipe já chegou a contar com sete pessoas, entre profissionais de saúde, de comunicação e artes, que se revezavam em elaborar os textos, roteirizar, filmar, animar, mixar, editar divulgar os vídeos, mas atualmente a Série SUS vem sendo desenvolvida por apenas duas pessoas. O que tem impossibilitado a regularidade das produções.

     

    Então, se você também quiser apoiar essa iniciativa, a equipe do Cana Série SUS possui uma vaquinha virtual, que pode ser acessada pelo link a seguir: https://bit.ly/2D2c2UU. “Com apoio financeiro pretendemos cobrir despesa de produção, que hoje são pagas por nós, dar ajuda de custo para colaboradores e assim aumentar o ritmo das produções e a regularizar os prazos de postagem de novas produções”, destaca a equipe.