Problema resolvido! Desconto equivocado da Contribuição Assistencial foi suspenso
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    04/04/2025



    O SindSaúde-SP negociou com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que fossem tomadas providências em relação às cobranças equivocadas sobre a Contribuição Assistencial/Negocial em reunião na última quarta-feira (2) e garantiu a suspensão do desconto nesse momento.

     

    Na ocasião, o sindicato solicitou que fosse feita a suspensão temporariamente do desconto da Contribuição Assistencial/Negocial referente à Folha de Pagamento do mês de março de 2025, provisionada para o 5º (quinto) dia útil do mês de abril de 2025 para todos os(as) trabalhadores(as) e a Secretraria da Fazenda já confirmou para o SindSaúde-SP que uma Folha Suplementar está disponibilizada, devolvendo os valores no pagamento deste mês.

     

    O SindSaúde-SP entende que essa medida é adequada, devido ao erro no fluxo da Secretaria da Fazenda em descontar equivocadamente a Contribuição Assistencial/Negocial de todos(as) os(as) trabalhadores(as). Se não fosse a atuação do SindSaúde-SP, a Secretaria da Fazenda iria prejudicar aqueles que não deveriam ter o desconto, mesmo com o comprometimento do Sindicato em devolver os valores, se fosse o caso.

     

    O sindicato reitera ainda que o débito será realizado posteriormente nos meses de maio e junho sobre aqueles que estavam sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde em novembro de 2023, que não são associados(as) e que não apresentaram Carta de Oposição, conforme deliberado em Assembleia Geral da categoria, em 24 de novembro de 2023.

     

    O SindSaúde-SP destaca que agiu com celeridade para resolver a questão, antes mesmo que o pagamento fosse depositado, pois não acha justo o desconto no pagamento dos(as) trabalhadores(as) sindicalizados(as) e nem daqueles que fizeram juz ao direito a contestar o desconto apresentando a Carta de Oposição, mesmo sendo beneficiados pela luta que concedeu aumento salarial para todos(as) os(as) profissionais.

     

    Participaram da reunião pelo SindSaúde-SP, o presidente Gervásio Foganholi, a secretária-geral Janaína Luna e a secretária de Administração e Finanças Regina Bueno. Pela CRH, a coordenadora Sandra Lima e assessora técnica Fátima Rosa Marques Batina e pelo Grupo de Gestão de Pessoas, Carolina Miranda Ribeiro e pela Coordenadoria de Serviços de Saúde, Andrea Bergonce Neves.