Comitê revisa diretrizes que previnem riscos de trabalho dos profissionais do Sistema Único de Saúde
Autor: RBW/FENAM
14/05/2010
Crédito Imagem:
O texto que vai estabelecer as diretrizes que orientam e previnem os riscos de trabalho dos profissionais de saúde do setor público já está em fase final no Comitê responsável pelo assunto. Reunidos nos dias 10 e 11 de maio, em Brasília, os representantes do Comitê revisaram o texto que vai embasar as diretrizes da Política Nacional de Promoção à Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção é promover políticas de saúde específicas para médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais da saúde.
"Há algumas questões que são importantes como promover atenção em políticas de gestão, incentivar a instalação de mesas de negociação e fortalecer o sistema nacional de negociação permanente, bem como fazer com que o estado adote políticas de promoção, prevenção em saúde do trabalhador da saúde, entre outras, ou seja, os cuidadores agora precisam ser cuidados", destacou o vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos, José Erivalder Guimarães de Oliveira, membro do Comitê.
Segundo o dirigente da FENAM, os trabalhos estão avançando significativamente e a previsão é de que até o próximo dia 17 o texto final seja encaminhado à Mesa Nacional de Negociação Permanente, para que a mesma possa se posicionar e posteriormente enviar a proposta ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). Após a aprovação do CNS, será criada uma portaria do Ministério da Saúde para que as diretrizes finalmente entrem em vigor.
"Esse seria um grande avanço para os trabalhadores e esperamos que entre em vigor ainda este ano", finalizou o dirigente.
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.