Mulheres com Dilma
    Autor: CUT
    16/08/2010

Mulheres militantes sindicais das seis centrais sindicais realizam amanhã um encontro com Dilma Rousseff a partir das 11h, na cidade de São Paulo. O encontro acontece na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade.

As militantes vão entregar para Dilma a "Plataforma das Mulheres Trabalhadoras para as Eleições 2010". No documento, várias propostas para ampliar os direitos das mulheres no mercado de trabalho.

Dentre as propostas, como garantia de creche nas empresas com mais de 100 trabalhadores, destaca-se a reivindicação por igualdade de salários entre homens e mulheres que desempenham funções semelhantes e igualdade de oportunidades na carreira.

Um instrumento que pode ajudar a construir tal igualdade é a ratificação da Convenção 156 da OIT, que prevê, por parte do país signatário, o compromisso na busca por essa mudança.

"É uma luta que já desempenhamos, e nossos sindicatos incluem essa reivindicação em suas campanhas salariais. Porém, o empenho pela ratificação da Convenção 156 se explica porque a ratificação do texto vai dar suporte institucional à mudança", explica Rosane da Silva, secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT.

A Central Única dos Trabalhadores não participa da organização nem da infraestrutura do encontro de amanhã.

Para vigorar, as convenções da OIT precisam ser enviadas pelo governo federal ao Congresso, aprovadas pelos parlamentares e depois receberam legislação complementar.

Conheça o texto da 156

Isaias Dalle, CUT