GT da Sucen: Reunião com Superintendência, dia 24/11
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    12/11/2010

A reunião do SindSaúde-SP com a superintendência da Sucen para tratar da pauta específica dos trabalhadores vinculados à autarquia foi agendada para 24 de novembro.

A Comissão Negociação do Sindicato é formada por Benedito Augusto de Oliveira, presidente, Odecio Domingos Alves, diretor executivo, Antonio Clarete do Nascimento, diretor da Região de Barretos, Domingos Benedito, diretor da Região de Marília, Valdemir Albino de Souza, delegado sindical da Região de Franca e José Fernando Nogueira, delegado sindical da Região de Campinas.

Fazem parte da pauta, já encaminhada oficialmente em 6 de agosto à Superintendência, as seguintes questões:
    - Pendência dos trabalhadores junto ao Cadin
    - Regulamentação de horário de almoço do pessoal de campo com horário de 8 horas
    - Contratação de servidor através de concurso público, tendo em vista a defasagem existente no quadro da Sucen
    - Instituição de Prêmio de Incentivo Especial no âmbito da Sucen
    - Banco de horas (compensação por diárias realizadas)
    - Liberação sindical integral do funcionário Jorge Alexandre Brás de Sena

Na assembleia dos trabalhadores da Sucen de Sorocaba, que aconteceu em 17 de setembro, foi deliberada que serão levados à reunião com a superintendência mais dois pontos: critério no pagamento da gratificação de campo e na distribuição das atividades, sem privilégios ou discriminação.

Desde 21 de maio, quando trabalhadores da Sucen, junto com a Secretaria de Saúde do Trabalhador do SindSaúde-SP, criaram um Grupo de Trabalho (GT) para debater e buscar formas de melhorar as condições de trabalho na Sucen, diversas reuniões e plenárias estão acontecendo.

No dia 21 de outubro, houve plenária regional em Presidente Prudente. Um dos pontos debatidos foi a vitória dos trabalhadores da Sucen de São Vicente onde, por ação do SindSaúde-SP junto ao Ministério Público do Trabalho de Santos, a justiça proibiu o armazenamento do veneno Malathion nos locais de trabalho e obrigou a autarquia a lavar os uniformes dos funcionários. O Sindicato pretende estender a ação para todo o estado e para tanto será necessário reunir evidências das irregularidades, com fotos, vídeos e documentos, para subsidiar a argumentação dos advogados.

Na plenária de 5 de novembro, na capital, foi ressaltada a importância de ampliar a organização e a mobilização dos trabalhadores, tendo em vista a falta de condições de trabalho e os riscos à saúde do trabalhador da Sucen. A elaboração de relatórios e da produção de imagens, para subsidiar as representações da Secretaria de Assuntos Jurídicos junto ao Ministério Público do Trabalho, foi mais uma vez lembrada. Os trabalhadores presentes também levantaram dúvidas sobre a aposentadoria especial, o congelamento do adicional de insalubridade, gratificações, diárias, entre outros pontos esclarecidos pelo advogado do Sindicato, Inácio Pereira.

Outra importante vitória para os trabalhadores da Sucen são as reintegrações de trabalhadores demitidos injustamente pela autarquia. As mais recentes reintegrações foram nas regiões de Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto.

O presidente do SindSaúde-SP, Benedito Augusto de Oliveira, avalia que o GT bem como as reuniões e plenárias da Sucen estão sendo proveitosas para o encaminhamento das lutas pontuais e peculiares dos trabalhadores dessa autarquia. Depois de meses de trabalho, a Comissão de Negociação tem muitas informações para debater a pauta com a Superintendência na reunião no dia 24 de novembro.

Em todos os encontros, o presidente e diretores do SindSaúde-SP destacaram a necessidade de ampliar o engajamento dos trabalhadores na luta para fortalecer o enfrentamento na mesa de negociação da Sucen bem como na luta das reivindicações mais gerais da saúde e do funcionalismo contra o governo do estado no próximo período.