Assembleia no Mandaqui
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    27/04/2011

Os trabalhadores do Conjunto Hospitalar do Mandaqui (Zona Norte/Capital) realizaram hoje, 27/04, assembleia para debater questões internas do hospital, como a produtividade, e a mobilização para a campanha salarial.

O hospital atingiu as metas programadas pelo governo do estado e já recebeu a 2ª parcela, totalizando R$ 600 mil. Em janeiro de 2010, a direção do hospital havia informado que ao atingir as metas haveria um bônus para o trabalhador. Agora que foram cumpridas as tais metas, o hospital avisou que não haverá bônus, pois está fora de sua governabilidade. Os trabalhadores debateram também a falta de condições de trabalho e atendimento, o assédio moral e a campanha salarial.

Na assembleia, fico decidido: solicitar uma mesa de negociação com a direção do hospital, estudar possível denúncia ao Ministério Público do Trabalho e intensificar a mobilização para o Ato da Saúde que acontecerá na sexta-feira, 29/04.

Também foi deliberado intensificar o diálogo com vários setores da sociedade organizada, denunciando a falta de condições de trabalho e os baixos salários pagos pelo governo do estado. Em respostas as queixas dos usuários, os trabalhadores denunciam a irresponsabilidade do governo do estado de São Paulo que há 16 anos vem desmontando a saúde, terceirizando unidades e serviços e restringindo o atendimento público.

Os trabalhadores do Mandaqui devem realizar próxima assembleia na segunda semana de maio para avaliar o andamento das discussões.

Em diversas unidades da saúde estadual estão acontecendo assembleias para debater a Campanha Salarial e mobilizando a categoria para o Ato Público da Saúde que acontecerá na sexta-feira, 29/04, às 10 horas, em frente à Secretaria Estadual da Saúde (avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 188 – Metrô Clínicas).