Proposta indecente da Secretaria da Saúde para trabalhadores
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    30/05/2011

Na última reunião, 26/05, da Comissão de Negociação do SindSaúde-SP com a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da Secretaria da Saúde, o governo do estado reafirmou que não há verba para aumento salarial e ofereceu em torno de 30 reais no Prêmio de Incentivo (PI) para parte da categoria.

O SindSaúde-SP avalia a proposta indecente e está convocando os trabalhadores da saúde para decidir os próximos passos da campanha salarial em assembleia geral no dia 3 de junho, às 10 horas, na Quadra dos Bancários, inclusive com indicativo de paralisação.

A proposta da Secretaria representa entre 0% a 4,86% no salário!

O PI é pago com recursos do Fundes, verba federal repassada ao governo estadual, sendo permitido aplicar até 30% com pessoal. Atualmente a SES usa 23% e, portanto, tem margem para conceder aumento já superior ao anunciado. Se aplicasse os 7% restantes, poderia conceder para todos os trabalhadores da saúde R$ 230,00 de aumento no PI.

Além disso, muitos municipalizados filiados ainda não recebem o PI integral, conforme decisão judicial favorável ao Sindicato. Há unidades como Iamspe, DPME e HC/Ribeirão Preto que não recebem o PI. Os aposentados recebem somente 50%. Há muitos trabalhadores que se aposentaram recentemente e deixaram de receber o PI.

Há graves distorções nos valores pagos. Por exemplo, trabalhadores com a mesma função recebem valores diferentes. Em 2005, o outro governo Alckmin deu aumento no PI de até 370% para cargos de confiança e chefias, agravando as distorções. O que deveria ser um prêmio foi desfigurado em instrumento de assédio moral.

Veja abaixo tabela do PI enviada pela Secretaria ao Sindicato.

Não basta se indignar. Vamos todos juntos defender por nossos direitos!!

Assembleia Geral
    03/06/2011 – 10 horas
    Quadra dos Bancários
    Rua Tabatinguera, 192 – Centro (Metrô Sé)