Eleição do COREN
Autor: FETSS
12/09/2011
Crédito Imagem:
No dia de ontem, 11/09, aconteceu a eleição para a direção do COREN-SP e infelizmente foi escrito uma página triste na história da enfermagem em São Paulo.
Desde o começo do processo eleitoral, o processo foi viciado. A comissão eleitoral foi escolhida pela atual direção, sem a participação das demais chapas.
As várias sugestões feitas pelas chapas de oposição não foram acolhidas. Fazendo sozinha, tornou o pleito de ontem um caos. Superlotação das sessões de votação, poucas urnas,
As chapas de oposição sugeriram voto pela internet por meio de site seguro, urnas em cada hospital e urnas eletrônicas. Essas sugestões não foram acatadas, resultando numa eleição com sessões superlotadas, eleitores perdendo o dia de trabalho para votar (há multa para quem não votar), tumulto, vários trabalhadores tiveram que fazer boletim de ocorrência, urnas fechadas no meio do período e depredação de patrimônio. Fatos que facilmente poderiam ser evitados ou resolvidos por uma comissão eleitoral estruturada.
Também causou estranheza aos trabalhadores da enfermagem a presença de dirigentes partidários alheios à categoria, definindo procedimentos relativos à eleição.
As ocorrências de ontem só nos levam a uma triste conclusão: a atual direção tentou manter um mínimo de votantes para a chapa 1, apoiada por ela.
Não bastasse o caos, a atual direção do Coren tenta jogar a responsabilidade nas chapas de oposição, sem fazer uma autoavaliação dos erros na condução do pleito.
A Federação dos Trabalhadores em Seguridade Social no Estado de São Paulo (FETSS) e sindicatos filiados lamentam o ocorrido no dia de ontem e esperam que a direção do Coren tenha maturidade para realizar a apuração.
ATENÇÃO: Os profissionais que não conseguiram votar, enviem nome, local de votação e nº do Coren ao SindSaúde-SP no e-mail da Secretaria Geral ([email protected]) ou pelo fax (11) 3083-0261 até quarta-feira, 14/09/2011.
Hélcio Marcelino
Presidente
Federação dos Trabalhadores em Seguridade Social no Estado de São Paulo
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.